Determinantes da adesão aos serviços de mobilidade compartilhada: uma investigação empírica no contexto brasileiro

Adelma da Silva Santos, João Carlos Hipolito Bernardes do Nascimento, Alexandre Rabêlo Neto, Flávia Lorenne Sampaio Barbosa

Resumo


Os serviços de mobilidade compartilhada (SMC) são uma alternativa inovadora de transportes nos centros urbanos. Sendo assim, utilizando-se de uma survey com 597 usuários, por meio de uma análise fatorial confirmatória, identificaram-se os determinantes do uso dos SMC no contexto brasileiro. Os benefícios econômicos, o prazer e a sustentabilidade são preditores da atitude e da intenção comportamental em relação aos SMC. Notou-se um relacionamento negativo entre reputação e atitude quanto aos SMC. Observou-se uma relação positiva entre atitude relativa aos SMC e intenção comportamental. Esses resultados contribuem metodologicamente para validar, no contexto brasileiro, uma escala de mensuração dos determinantes de adesão da utilização de SMC.


Palavras-chave


Mobilidade Urbana; Serviços de Mobilidade Compartilhada; Determinantes; Análise Fatorial Confirmatória

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