Os “altos círculos” no mercado de transportes em São Paulo

Autores

  • Marcos Vinicius Lopes Campos DCP/USP, IESP/UERJ, CEM, CASA/IESP

Palavras-chave:

empresas privadas de transportes, políticas públicas, redes sociais, economia política urbana dos serviços de ônibus

Resumo

Em gestação há quatro anos, a cidade de São Paulo aguarda as novas licitações dos serviços de ônibus. Nesse período, movimentações têm problematizado os graus de concentração desse mercado, tanto fora quando dentro da Prefeitura. Até o momento, todavia, sabe-se muito pouco sobre a composição e as transformações do conjunto das empresas privadas de transportes. A partir de dados primários sobre a propriedade e as características das empresas, este artigo procura contribuir para essa tarefa, tratando da composição do mercado privado de transporte público no município nas últimas quatro décadas. Inicialmente, são apresentadas, a partir de contribuições recentes advindas da literatura específica, as principais características da economia política urbana dos serviços de ônibus em São Paulo. Em seguida, é feita a análise da composição do mercado a partir da distribuição das frotas e dos vínculos de propriedade nas últimas quatro décadas. Os dados exibidos sugerem um mercado mais complexo e competitivo diante da narrativa consolidada no debate público e na academia, na qual se afirmou que as mesmas poucas famílias têm governado o mercado há décadas. Isso é especialmente crítico quando a atenção é voltada para a transformação política dos atores mais novos no mercado nas décadas de 1990 e 2010.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius Lopes Campos, DCP/USP, IESP/UERJ, CEM, CASA/IESP

Mestre em Ciência Política (DCP/USP), Doutorando em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ), pesquisador no Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e pesquisador no CASA/IESP

 

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Publicado

2019-05-14

Como Citar

Campos, M. V. L. (2019). Os “altos círculos” no mercado de transportes em São Paulo. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 11. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24421

Edição

Seção

Artigos