Desenvolvimento e educação. O planeamento estratégico integrado como fator de transformação societal de um território. O caso do município da Lousã (Portugal)

Autores

  • António Manuel Rochette Cordeiro Universidade de Coimbra, Portugal
  • Rui Gama Universidade de Coimbra, Portugal
  • Cristina Barros Universidade de Coimbra, Portugal
  • Mafalda Frias Universidade de Coimbra, Portugal

Palavras-chave:

Planeamento estratégico. Plano estratégico da Educação. Projeto Educativo Local. Sucesso educativo.

Resumo

Num momento em que o papel das autarquias é cada vez mais relevante no domínio do planeamento estratégico territorial, tem-se como pano de fundo o trabalho que está a ser desenvolvido a este nível num dos municípios da região de Coimbra. Neste contexto, procura-se compreender a importância da componente educativa na estratégia definida no Plano Estratégico da Lousã, e como esta potenciou o desenvolvimento de um Projeto Educativo Local, assente nos princípios da democracia participativa e da cidadania ativa. Reconhecendo que as baixas qualificações da população residente são ainda um entrave ao desenvolvimento pessoal dos cidadãos e ao desenvolvimento de atividades produtivas mais intensivas em conhecimento e criatividade, perspetiva-se, no âmbito do Projeto Educativo Local, o desenvolvimento de políticas e projetos tendo como objetivos: promover o sucesso educativo; elevar os níveis de qualificação; potenciar a educação não formal e informal; aumentar a empregabilidade e promover uma cidadania ativa e qualificada. Com este artigo pretende-se, assim, discutir o processo de planeamento estratégico que está a ser desenvolvido num município de pequena dimensão (Lousã – Portugal), e como este pode ser catalisador de transformações em vários domínios. Em específico foi salientada a importância da componente Educação e como esta está a ser trabalhada a partir de um projeto específico – o Projeto Educativo Local. Apresentando uma abordagem inovadora, os resultados deste projeto deverão contribuir para a mobilização da sociedade com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e críticos da sua realidade local e global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

Rochette Cordeiro, A. M., Gama, R., Barros, C., & Frias, M. (2017). Desenvolvimento e educação. O planeamento estratégico integrado como fator de transformação societal de um território. O caso do município da Lousã (Portugal). Revista Brasileira De Gestão Urbana, 9. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22138

Edição

Seção

Artigos