Validação de sistema de parâmetros técnicos de mobilidade urbana aplicados para sistema cicloviário

Vinicius Tischer

Resumo


O objetivo da pesquisa foi o de gerar uma base de análise quantitativa para subsidiar uma avaliação integrada
da infraestrutura cicloviária inserida no contexto de mobilidade urbana das cidades. A metodologia
utilizada deu ênfase a pesquisa e o desenvolvimento de parâmetros estatístico-matemáticos que explicitam
a continuidade ou a fragmentação, densidade, e funcionalidade de um sistema cicloviário utilizando estudo
de caso das cidades de Balneário Camboriú/SC e Itajaí/SC para validar os índices e parâmetros propostos.
Ambas as cidades possuem um sistema implementado de infraestrutura cicloviário e projetos de expansão
desta, o que facilitou a comparação entre elas. Os resultados obtidos mostraram-se positivos, com indicadores
aderentes e sensíveis para a quantificação da qualidade do sistema cicloviário das cidades, subsidiando
o planejamento urbano e adoção e monitoramento de metas. O desenvolvimento do IMCiclo (Índice de
Mobilidade Cicloviária) permitiu, de forma objetiva e simplificada, classificar a qualidade do sistema cicloviário
contribuindo para a difusão da necessidade de mensuração das condições da infraestrutura cicloviária.
Foi possível observar claramente as diferenças entre as cidades estudadas, onde Balneário Camboriú atingiu
os melhores índices.


Palavras-chave


Mobilidade urbana. Infraestrutura cicloviária. Planejamento urbano integrado. Indicadores de mobilidade urbana. Bicicletas.

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