A aquisição de uma empresa brasileira como estratégia de internacionalização de uma multinacional fabricante de material elétrico: o processo e principais resultados

Authors

  • Gabriel Sperandio Milan
  • Alex Ecker
  • Cláudio Baltazar Côrrea de Mello
  • Rafael Giovanella

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.06.002.AO02

Keywords:

Internacionalização, Aquisição de empresas, Vantagem competitiva sustentável, Aprendizagem organizacional.

Abstract

Para ser capaz de acompanhar um mundo em que os negócios estão submetidos a mudanças contínuas e ao acirramento da concorrência, a busca por alternativas para superar o crescimento dos competidores é algo essencial. Nesse sentido, as empresas multinacionais vêm se utilizando da estratégia de internacio- nalização de suas operações, principalmente por meio da aquisição de outras empresas, como uma alter- nativa recorrente. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de aquisição de uma empresa da Serra Gaúcha por uma multinacional europeia, fabricante de material elétrico, tendo como foco as motivações para tal aquisição, suas etapas, os processos relativos à aprendizagem e as dificuldades ocorridas na adaptação entre as organizações adquirente e adquirida. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso único, implementado a partir de entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semiestruturada, mediante a aplicação de um roteiro básico de questões, e que foram sub- metidas a uma análise de conteúdo. Como principais resultados, identificou-se um processo de transição tranquilo, bem conduzido por parte da multinacional, não criando traumas, retendo e utilizando os talen- tos da empresa adquirida, reforçando a internacionalização de suas operações e, consequentemente, sua expansão no mercado mundial.

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Published

2013-07-27

How to Cite

Sperandio Milan, G., Ecker, A., Côrrea de Mello, C. B., & Giovanella, R. (2013). A aquisição de uma empresa brasileira como estratégia de internacionalização de uma multinacional fabricante de material elétrico: o processo e principais resultados. REBRAE, 6(2), 121–136. https://doi.org/10.7213/rebrae.06.002.AO02

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Articles