A cadeia de valores e as cinco forças competitivas como Metodologia de planejamento estratégico

Authors

  • Katiuscia de Fátima Schiemer Vargas
  • Gilnei Luiz de Moura
  • Daiane de Fátima dos Santos Bueno
  • Eliane Suely Everling Paim

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.7663

Keywords:

Cadeia de valores, Cinco forças competitivas, Planejamento estratégico

Abstract

0 presente artigo tem o intuito de compreender as possíveis vantagens da utilização da cadeia de valores e das cinco forças competitivas, propostas por Porter (1990; 1992), na implementação do planejamento estratégico na área da saúde, mais especificamente no ramo comercial de farmácia {drogarias). Por isso, este estudo é: uma pesquisa descritiva quanto ao objetivo; qualitativa, quanto à análise; e de estudo de caso, quanto à estratégia de abordagem do problema. Nesse sentido, foram identificadas as seguintes vantagens inerentes à utilização  da cadeia de valores como instrumento metodológico de planejamento estratégico: {i) sistema de identificação de pontos fortes e fracos de maneira objetiva e eficaz; {ii) subsídio para a formulação de estratégias dentro do planejamento condizentes com a realidade interna da organização; e {iii) percepção de possível compartilha- mento e envolvimento de ações e de informações em todas atividades – primárias e de apoio – da organiza- ção. Com relação à utilização das cinco forças competitivas, identificam-se como vantagens: {i) a identificação de vantagens competitivas; {ii) a exploração das vantagens competitivas identificadas; {iii) a identificação de oportunidades a serem vislumbradas pela organização; e {iv) a abordagem das ameaças ambientes, a fim de exercer a proatividade diante de possíveis mudanças ambientais. 0 estudo demonstra a fragilidade da empresa pelo desconhecimento tanto do ambiente interno quanto externo, das formas e procedimentos mínimos neces- sários para a gestão do empreendimento, manutenção e desenvolvimento deste. Sendo assim, considera-se que as devidas adequações, sem grandes investimentos, e considerando-se o longo prazo, desenham para a em- presa uma possibilidade ampla de desenvolvimento e de adequação aos fatores do ambiente mercadológico.

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Published

2013-07-27

How to Cite

Schiemer Vargas, K. de F., de Moura, G. L., Bueno, D. de F. dos S., & Paim, E. S. E. (2013). A cadeia de valores e as cinco forças competitivas como Metodologia de planejamento estratégico. REBRAE, 6(1), 11–22. https://doi.org/10.7213/rebrae.7663

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