A escola ética: a 11º escola de estratégia na selva organizacional

Authors

  • Paulo Hayashi Junior
  • Nobuiuki Costa Ito
  • Fernando Antonio Prado Gimenez

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.7378

Keywords:

Escolas Estratégicas, Ética, Etiqueta Organizacional, Racionalidade Limitada

Abstract

A estratégia é sempre benquista ao tratar de assuntos relacionados à competição, sobrevivência e sucesso no mercado. Todavia, para uma empresa ter sucesso, é necessário que haja condições de sinergia e de círculos virtuosos de amparo e desenvolvimento. Em uma tentativa de auxiliar no desenvolvimento do campo da estra­tégia, sugere-se a emergência de uma nova escola baseada em uma forma híbrida de racionalidade em que a racionalidade instrumental compartilha espaços com a substantiva. Assim, a ética e a etiqueta organizacional são postas como elementos de estratégia e de progresso do indivíduo, da organização e da própria sociedade. 

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Published

2012-07-20

How to Cite

Junior, P. H., Ito, N. C., & Gimenez, F. A. P. (2012). A escola ética: a 11º escola de estratégia na selva organizacional. REBRAE, 5(3), 295–306. https://doi.org/10.7213/rebrae.7378

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