CONFIGURAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: em busca de novos imperativos

Authors

  • Cristiano de Oliveira Maciel
  • Mauricio Reinert
  • Camila Camargo

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i2.13358

Keywords:

Configurações. Desempenho. Organizações de pequeno porte.

Abstract

O desenvolvimento de configurações estratégicas frequentemente tem se dado a partir de imperativos como ambiente, estrutura, liderança e estratégia. Entretanto, ao considerar a realidade de organizações de pequeno porte, é provável que se encontrem ambientes e, sobretudo, estruturas e estratégias bastante semelhantes num mesmo setor. Desse modo, o presente trabalho se propõe a identificar configurações estratégicas a partir de novos imperativos, como comportamento empreendedor, locus de controle e capa­cidades organizacionais – variáveis com maior potencial de diferenciação entre organizações de pequeno porte e de explicação da heterogeneidade de desempenho. A partir de um survey que envolveu 130 empresas do ramo de vestuário de Curitiba, PR, e posterior Análise Fatorial Exploratória para validação das escalas, foi identificada, com apoio da Análise de Cluster, uma taxonomia de três grupos de organizações que apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre os novos imperativos propostos. Foi também testada a hipótese de que essa taxonomia das configurações explica as diferenças de desempenho, que foi corroborada. Esses resultados indicam que essa taxonomia pode ser útil para a compreensão de configu­rações estratégicas em empresas de pequeno porte. 

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Published

2008-07-18

How to Cite

Maciel, C. de O., Reinert, M., & Camargo, C. (2008). CONFIGURAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: em busca de novos imperativos. REBRAE, 1(2), 199–212. https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i2.13358

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