Terapia manual para migrânea crônica: um ensaio clínico randomizado
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38138%20Resumo
Introdução: A migrânea crônica é uma condição neurológica comum, especialmente em mulheres, e afeta significativamente a qualidade de vida e a produtividade. Embora o tratamento farmacológico seja a principal estratégia, sua eficácia limitada e seus efeitos adversos justificam a busca por abordagens complementares, como a terapia manual (TM). Objetivo: Analisar a eficácia da TM na intensidade da dor, frequência dos episódios, incapacidade, autoeficácia, qualidade do sono e qualidade de vida em adultos com migrânea crônica. Métodos: Um ensaio clínico randomizado controlado foi realizado com 40 adultos com migrânea crônica. Os participantes foram alocados aleatoriamente em um grupo controle (GC; n = 20) ou em um grupo de terapia manual (GTM; n = 20). O GTM recebeu dez sessões de TM, uma vez por semana, durante 12 semanas. Ambos os grupos continuaram o uso do tratamento farmacológico. A escolha pela TM foi baseada em seu potencial para modular a dor e melhorar a função musculoesquelética. As medidas de desfecho incluíram: HIT-6, MIDAS, PSQI-BR, SF-36 e HMSE-10. Resultados: A média de idade foi de 36,7 ± 10,2 anos. A intervenção foi associada a uma melhora significativa na pontuação total do HIT-6 (p = 0,014) e nos domínios de limitações físicas (p = 0,02) e estado geral de saúde (p = 0,03) do SF-36. A proporção de participantes com deficiências graves foi de 57,14% no GC e 21,42% no GMT (p < 0,05). A flexão cervical mediana foi de -10,0° no GC e 5,0° no GMT (p = 0,005). Conclusão: A TM associada ao tratamento farmacológico demonstrou resultados positivos e pode ser uma abordagem eficaz para o manejo da migrânea crônica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mickael de Souza, Camila Milenna dos Santos Vieira, Alzira Maria de Andrade Araújo, Jeovana dos Santos Ferreira, Adriano dos Santos Sousa, Baldomero Antonio Kato da Silva, Raimundo Pereira Silva-Néto, Marcelo de Carvalho Filgueiras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.