Avaliação de aplicativos digitais no aprendizado e interatividade na primeiríssima infância
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38137%20Resumo
Introdução: A primeiríssima infância (0 a 36 meses de idade) é período crucial para o desenvolvimento físico, cognitivo e social da criança, sendo um momento decisivo para as bases do aprendizado e da interação social. Objetivo: Avaliar a interatividade, a adequação para a faixa etária, o potencial de aprendizado e o apelo motivacional de jogos e aplicativos de acesso gratuito para crianças na primeiríssima infância. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, que seguiu as seguintes etapas: busca e seleção dos aplicativos gratuitos disponíveis no Google Play®; utilização por crianças de 24 a 36 meses de idade frequentadoras de creches públicas; observação participante e avaliação, por dois pesquisadores independentes, conforme os critérios de interatividade, aprendizado, adequação e resultados. Para análise, produziu-se um formulário avaliando os critérios citados, com opções de resposta em escala Likert, de 0 (“nada”) a 3 (“bastante”) para cada critério. Foram calculados os escores com valor máximo de 1,00, sendo 0,60 o valor mínimo apropriado. Resultados: De acordo com os critérios estabelecidos, foram selecionados 7 dos 20 aplicativos encontrados. O escore médio foi de 0,74 no aprendizado (0,59–0,84), 0,82 em interatividade (0,41–0,95), 0,78 em adequação (0,53–0,90) e 0,81 nos resultados (0,47–0,96). Conclusão: Pouco mais de 2/3 dos sete aplicativos de acesso gratuito apresentaram bons resultados quanto aos critérios, revelando potencial para uso em pesquisas e por educadores e pais.
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Copyright (c) 2025 Évelyn Daynnara Miranda Corrêa, Mylena Francielle Ribeiro Lima, Lucas Barbosa da Costa, Rosane Luzia de Souza Morais, Juliana Nunes Santos

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