Percepção do movimento biológico em pacientes pós-acidente vascular cerebral
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38119Resumo
Introdução: A percepção do movimento biológico refere-se à capacidade de perceber a forma em movimento de uma figura humana a partir de pontos de luz. Essa capacidade pode estar alterada em várias condições que comprometem a capacidade perceptiva e visual humana, como após um acidente vascular cerebral (AVC), prejudicando a aquisição de habilidades motoras. Objetivo: Avaliar se a percepção do movimento biológico em pacientes pós-AVC está comprometida. Métodos: Trata-se de um estudo transversal e analítico de caráter quantitativo. Dois grupos foram formados, um formado por 10 pacientes pós-AVC e outro por 10 idosos saudáveis. Os participantes do estudo foram caracterizados clinicamente por instrumentos que avaliaram o tônus muscular, função sensório-motora, lateralidade e estado cognitivo. Em seguida, eles realizaram o julgamento das tarefas com apresentação dos estímulos de pontos de luz de formas naturais divididos em três categorias: movimentos sem objetos, movimentos com objetos e interações sociais. Para analisar a percepção do movimento biológico dos participantes, calculou-se o número de acertos de cada participante e o tempo de resposta. Resultados: O grupo controle apresentou um maior número de julgamentos corretos na maioria das tarefas (70-90%) em comparação com o grupo pós-AVC (40-60%). Embora não tenham sido encontradas diferenças estatísticas significativas, os tempos de resposta foram menores no grupo controle. Para a tarefa de acenar, o tempo médio foi de 1,2 segundos no grupo controle e 2,5 segundos no grupo pós-AVC (p = 0,0022). Na caminhada (visão anteroposterior), os tempos foram de 1,5 segundos versus 3,0 segundos (p = 0,0006). Conclusão: A percepção do movimento biológico nos participantes pós-AVC parece estar mais lenta, no entanto, parece não haver comprometimento da capacidade de julgamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcella Cabral de Oliveira, Denise Soares de Araújo, Pedrina Célia Brasil, Rodrigo Lopes Barreto, Roberta Oliveira Cacho, Enio Walker Azevedo Cacho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.