Métodos ativos de ensino-aprendizagem na formação em fisioterapia: análise das representações docentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38111Resumo
As crescentes demandas dos sistemas sociais e de saúde exigem a transformação das práticas pedagógicas e curriculares no ensino superior por meio da adoção de métodos ativos de ensino-aprendizagem. Objetivo: Explorar as representações mantidas por professores de fisioterapia sobre métodos ativos de ensino-aprendizagem e suas implicações para a profissão. Métodos: Trinta professores de duas universidades públicas foram entrevistados. A análise foi orientada tendo por base a Teoria do Núcleo Central, com uma aproximação da Teoria das Representações Sociais. Os dados foram analisados usando o software EVOC 2005, que direcionou a construção de um quadro de quatro casas, e o software IRAMUTEQ foi empregado para classificação hierárquica descendente. Resultados: As representações identificadas incluem elementos centrais como “aprendizagem”, “autonomia do aluno”, “diálogo”, “aluno” e “professor” (quadrante central), com elementos periféricos como “interatividade”. Cinco classes foram apontadas: 1) Experiência com métodos ativos de ensino-aprendizagem; 2) Concepção sobre a formação profissional pautada nos métodos ativos de ensino-aprendizagem; 3) Aspectos que comtemplam o cenário dos métodos ativos de ensino-aprendizagem; 4) métodos ativos de ensino-aprendizagem; 5) Desafios da prática profissional pautada nos métodos ativos de ensino-aprendizagem. Conclusão: Percebe-se que os docentes dos cursos de graduação em fisioterapia apreendem os métodos ativos de ensino-aprendizagem e suas implicações para o exercício da profissão, destacando a autonomia do aluno e a sua posição como possível eixo central.
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