Ensino e práticas da fisioterapia aplicada à criança na formação do fisioterapeuta
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-51502013000200006Abstract
Introdução: É um dos desafios delegados aos docentes da Fisioterapia formar profissionais conhecedores do que é particular na abordagem à criança, no intuito de favorecer estratégias ambientais e sociais favoráveis ao desenvolvimento potencial da criança. Objetivo: Investigar o ensino e a aprendizagem da Fisioterapia aplicada à criança, nos cursos de Fisioterapia de Alagoas. Métodos e materiais: Estudo exploratório, descritivo, construído a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, realizado com docentes responsáveis pelo ensino e egressos dos cursos de Fisioterapia do estado. O procedimento adotado é a análise documental do plano de ensino do curso; aplicação de questionário utilizando escala de Lirket aos alunos e entrevistas com os professores, obedecendo a núcleos direcionadores para análise temática. Resultados: Foi percebido que o ensino de Fisioterapia aplicada à criança em Alagoas sofre as consequências do crescimento explosivo do número de cursos, ocorrido nesta última década; demonstra práticas tradicionais da Fisioterapia, voltada para as doenças, entre estas as neurológicas e afecções respiratórias. Os professores com formação docente indicaram iniciativas em metodologias ativas e visão mais intregral da saúde das crianças. Conclusão: Docentes e egressos sugerem alterações no projeto pedagógico, com ampliação e antecipação das vivências práticas, inserção de novos conteúdos disciplinares e ampliação da carga horária; mudanças na metodologia de ensino com ampliação da problematização no ensino e mais apoio institucional a essas mudanças; implementação de ações inter e multidisciplinares; melhorias na articulação teórico-prática.Downloads
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2017-09-15
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Guedes, M. J. de P., Batista Alves, N., & Wyszomirska, R. M. de A. F. (2017). Ensino e práticas da fisioterapia aplicada à criança na formação do fisioterapeuta. Fisioterapia Em Movimento (Physical Therapy in Movement), 26(2). https://doi.org/10.1590/S0103-51502013000200006
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