Relação entre a Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (Acoordem) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)

Authors

  • Ana Amélia Cardoso
  • Lívia de Castro Magalhães
  • Tatiana Teixeira Barral de Lacerda
  • Peterson Marco de Oliveira Andrade

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-51502012000100004

Abstract

Introdução: A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) visa a proporcionar uma base científica para a compreensão e o estudo da saúde e das condições relacionadas, podendo ser utilizada para nortear a criação e utilização de medidas de desfecho em reabilitação. A Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (Acoordem) é um teste brasileiro, criado para detectar atraso motor em crianças de 4 a 8 anos. Objetivos: Os objetivos deste estudo foram: a) associar as subcategorias da CIF aos itens da Acoordem; e b) determinar se os itens da Acoordem se encaixam na estrutura da CIF. Materiais e métodos: Uma terapeuta ocupacional e um fisioterapeuta codificaram independentemente os itens contidos na Acoordem, fazendo o linking com a CIF. Para os itens em que não houve concordância entre os pesquisadores, foi usada a opinião de outras duas pesquisadoras, uma terapeuta ocupacional e uma fisioterapeuta. Resultados: Os itens da Acoordem foram associados aos componentes b (funções do corpo), d (atividades e participação), e (fatores ambientais) e f (fatores pessoais). Não houve itens relacionados com o componente s (estrutura do corpo) e apenas três itens foram codificados como nc (não coberto pela CIF). Discussão e conclusão: Os itens da Acoordem puderam ser relacionados à estrutura da CIF. Profissionais e pesquisadores da área de reabilitação podem usar a Acoordem para obter dados acerca da atividade e participação em crianças com problemas de coordenação motora, pois sua terminologia e abrangência está de acordo com a perspectiva biopsicossocial da OMS.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-09-11

How to Cite

Cardoso, A. A., de Castro Magalhães, L., de Lacerda, T. T. B., & Andrade, P. M. de O. (2017). Relação entre a Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (Acoordem) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Fisioterapia Em Movimento (Physical Therapy in Movement), 25(1). https://doi.org/10.1590/0103-51502012000100004

Issue

Section

Original Article

Most read articles by the same author(s)