Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000300006Abstract
Introdução: Pesquisas de satisfação dos usuários são indispensáveis ao planejamento e à avaliação dos serviços de saúde, pois, quanto mais às políticas públicas de saúde estiverem justificadas pelo respeito às perspectivas e às necessidades dos usuários, mais estas políticas tenderão ao acerto. Objetivos: Caracterizar os usuários do serviço ambulatorial de fisioterapia da rede pública de saúde da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná; identificar a conduta em relação à busca do atendimento fisioterapêutico; e descrever e quantificar a satisfação desses usuários após o atendimento. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo transversal em um modelo epidemiológico descritivo, com aplicação de questionário validado e adequado socioculturalmente aos usuários desses serviços. Cento e três usuários se enquadraram nos critérios de inclusão e, destes, 99 questionários foram avaliados. Para análise dos dados aplicou-se o teste de Friedman para análise de variância não paramétrica das dimensões do questionário, complementado pelo pós-teste de comparação múltipla (post hoc de Dunn), analisando pares de dimensões. Resultados: A amostra caracterizou-se pelo predomínio de usuários do sexo feminino, com 2º grau completo e renda familiar entre quatro e seis salários mínimos. A maioria foi atendida na especialidade ortopedia e traumatologia. Também relataram que já tiveram outras experiências com a fisioterapia e todos sabiam os seus diagnósticos. Em relação à satisfação, os usuários caracterizaram-na como ótima (p < 0,0001) e observou-se analogia significativa entre as dimensões relação terapeuta/paciente e marcação de consulta (p < 0,05) e entre a marcação de consulta e o retorno/recomendação da clínica (p < 0,05); e uma relação extremamente significante entre a marcação de consulta e o acesso (p < 0,01). Conclusão: As características da assistência fisioterapêuticas foram vistas como ótimas, com uma população satisfeita com os serviços que vem recebendo.Downloads
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2017-09-11
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