DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS QUE FREQUENTAM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Rosine Zilke, Elenita Costa Beber Bonamigo, Eliane Roseli Winkelmann

Abstract


INTRODUÇÃO: O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) vem sendo tema de várias pesquisas nos últimos anos, pois nos primeiros anos de vida a criança passa pelo período mais crítico do desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC), sendo que vários fatores podem interferir nesse processo. OBJETIVO: Conhecer o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças que frequentam Escolas de Educação Infantil no município de Ajuricaba, Rio Grande do Sul. METODOLOGIA: O instrumento de avaliação utilizado foi o protocolo “Desenvolvimento Neurológico Infantil” proposto por Coelho. A amostra foi composta por 33 crianças, 8 na faixa etária de 2 anos, 6 na faixa etária de 3 anos, 9 na faixa etária de 4 anos e 10 crianças na faixa etária de 5 anos. RESULTADOS: Na análise dos resultados foi possível observar que as crianças completaram todas as provas da sua faixa etária, da idade anterior e em média completaram as provas para duas idades posteriores à sua. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que as crianças avaliadas apresentam tendência de aceleração do desenvolvimento neuropsicomotor, em média de dois anos, em relação aos testes propostos por Coelho.

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