DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS QUE FREQUENTAM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
INTRODUÇÃO: O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) vem sendo tema de várias pesquisas nos últimos anos, pois nos primeiros anos de vida a criança passa pelo período mais crítico do desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC), sendo que vários fatores podem interferir nesse processo. OBJETIVO: Conhecer o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças que frequentam Escolas de Educação Infantil no município de Ajuricaba, Rio Grande do Sul. METODOLOGIA: O instrumento de avaliação utilizado foi o protocolo “Desenvolvimento Neurológico Infantil” proposto por Coelho. A amostra foi composta por 33 crianças, 8 na faixa etária de 2 anos, 6 na faixa etária de 3 anos, 9 na faixa etária de 4 anos e 10 crianças na faixa etária de 5 anos. RESULTADOS: Na análise dos resultados foi possível observar que as crianças completaram todas as provas da sua faixa etária, da idade anterior e em média completaram as provas para duas idades posteriores à sua. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que as crianças avaliadas apresentam tendência de aceleração do desenvolvimento neuropsicomotor, em média de dois anos, em relação aos testes propostos por Coelho.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-09-04
Issue
Section
Original Article