CARACTERIZAÇÃO DA CURVATURA LOMBAR EM ESCOLARES NA FASE DO DESENVOLVIMENTO ESTRUTURAL
Abstract
Este estudo surgiu da necessidade em encontrar um método quantitativo de avaliação postural infantil. Objetivou-se quantificar a curvatura lombar de estudantes, correlacionando-a com o posicionamento da pelve e encurtamentos musculares. Foram selecionados 90 escolares (6 a 8 anos e 11 a 13 anos) de escolas municipais de Cascavel-PR. Para a avaliação da curvatura lombar foi utilizado o Método Flint associado à captação e análise de imagens digitais por meio da Biofotogrametria e do software CorelDRAW® 11. A média do ângulo lombar foi de 27,02º, enquanto a média da distância entre as espinhas isquiotibiais foi de 69,51º, para flexores uniarticulares do quadril foi de 4,02º e para flexores biarticulares do quadril foi de 115,74º. Quanto à correlação entre as variáveis, a idade apresentou correlação positiva em relação ao grau de hiperlordose e correlação negativa em relação ao comprimento de isquitibiais e flexores uniarticulares do quadril. Na população estudada, o ângulo lombar aumentou com a idade, refletindo a instalação de uma possível retificação lombar em lugar da hiperlordose. Com relação aos encurtamentos, crianças com mais idade apresentaram maior encurtamento de isquiotibiais e flexores uniarticulares do quadril. Todavia, a correlação direta entre grau de hiperlordose, posicionamento da pelve e encurtamentos musculares não foi verificada por meio dos métodos utilizados neste estudo.
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Published
2017-09-01
How to Cite
Pagnussat, A. de S., & Paganotto, K. M. (2017). CARACTERIZAÇÃO DA CURVATURA LOMBAR EM ESCOLARES NA FASE DO DESENVOLVIMENTO ESTRUTURAL. Fisioterapia Em Movimento (Physical Therapy in Movement), 21(1). Retrieved from https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18991
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