Revista de Estudos da Comunicação https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao <p>A Revista de Estudos da Comunicação é uma publicação quadrimestral do Curso de Comunicação Social da PUCPR. Desde o ano de 2000 proporciona aos leitores ideias e ações conjugadas na área da comunicação promovendo a compreensão da realidade social e da pesquisa científica.</p> pt-BR <p>O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:</p><p> </p><ol><li>Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.</li><li>Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.</li><li>A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:</li></ol><ul><li>Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.</li><li>Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.</li><li>Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.</li><li>Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.</li><li>Traduzir para qualquer idioma.</li><li>Incluir em fonograma ou produção audiovisual.</li><li>Distribuir.</li><li>Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.</li><li>Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.</li><li>Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.</li><li>Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;</li><li>Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.</li><li>Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas. </li></ul><ol><li>Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.</li><li>Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.</li><li>A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.</li><li>Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.</li><li>O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.</li></ol> [email protected] (Editora PUCPRESS) [email protected] (Editora PUCPRESS) Mon, 14 Nov 2011 00:00:00 -0200 OJS 3.3.0.14 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22352 Maria Teresa Marins Freire Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22352 Mon, 14 Nov 2011 00:00:00 -0200 Cultura-mundo hipermediada: os usos das redes sociais sob a lógica do hiperconsumo https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22353 <span>O artigo procura analisar os usos das redes sociais eletrônicas baseadas na internet adotando uma perspectiva na qual consumo e valores-usos da experiência nestas redes se colocam como evidências de um convívio hipermediado compartilhado. Propõe ainda perceber tais redes enquanto representações possíveis dos conceitos de cultura-mundo, proposto pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky, e de hipermediação, proposto pelo pesquisador espanhol Carlos Scolari. Procura considerar que os fluxos e migrações que têm caracterizado contemporaneamente os usos destas redes refletem ainda a ascensão de interesses e socialidades compartilhadas. Para o artigo, os conceitos de hipermodernidade e hipermediação representam pistas para interpretações do sujeito das redes como afeito à reconfiguração constante dos vínculos que constrói em rede.</span> Alexandre Honório da Silva Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22353 Mon, 14 Nov 2011 00:00:00 -0200 O valor do corpo na construção da identidade https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22354 <p>A dupla condição do corpo – a qualidade animal, ligada ao funcionamento biológico; e a visibilidade social, ou o corpo como imagem – torna-o objecto primordial na estratégia do mercado de consumo, cujas estratégias se orientam para a preservação da saúde e o melhoramento da aparência. Atualmente, a ideia de identidade como projecto particular, da responsabilidade de cada indivíduo, faz com que o valor de exposição do corpo assegure não apenas a difusão, mas também a própria construção da identidade, situação que gera ansiedade por parte dos indivíduos, livres e simultaneamente desprotegidos pela exaustação dos sistemas interpretativos. A construção da identidade apoia-se nas mensagens divulgadas pelos media – especialmente por meio dos estilos de vida propostos pelas designadas “celebridades” – como forma de minorar as ansiedades decorrentes da necessidade de escolha. A equivalência entre identidade e imagem é demonstrável a partir da análise da obra da artista plástica Cindy Sherman, que faz depender a identidade da alteração da aparência.</p> Marta Cordeiro Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22354 Mon, 14 Nov 2011 00:00:00 -0200 La “Sociedad de la Información”, entre heurística, metáforas y modelos de la comunicación https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22355 <p>En lo siguiente se expondrá y se dará justificación − con un alto grado de generalización − a dos formas deentender la noción de información y las consecuentes connotaciones en teoría de la comunicación, el modelotécnico-transmisivo de la comunicación con primacía del código sobre el contenido; o un modelo dialógico culturalista de la comunicación sostenido en la diferencia y pluralidad de las formas de producción cultural y social. Se argumentará que las diversas connotaciones (tomando en cuenta las sugerencias simbólicas que portan las metáforas y los diversos dispositivos heurísticos) de los términos información-comunicación son relevantes a la hora de generar expectativas y evaluaciones sobre el desarrollo social y el cambio cultural, y que ello exige una revisión crítica de nuestras prácticas teóricas en el campo de la comunicación.</p> Ronald Teliz Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22355 Mon, 14 Nov 2011 00:00:00 -0200 O papel da LAN house em contextos periféricos https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22356 <span>Poderia a LAN house ser compreendida como uma forma de incentivo à inclusão digital? Para responder a esse questionamento, realizou-se uma investigação na LAN house localizada no bairro Granja Portugal, periferia de Fortaleza. Essa pesquisa teve como finalidade identificar os usos e apropriações da internet por parte dos jovens internautas, dentro desse estabelecimento. Na investigação, foram utilizadas as seguintes técnicas: observação participante, aplicação de questionários fechados com os frequentadores da LAN house e entrevista em profundidade. Por meio deste estudo pode-se perceber que a LAN house pode se constituir em um espaço importante no combate à exclusão digital, configurando-se como uma estratégia dos setores populares em participar dessa sociedade da Informação. Contudo ainda será necessária uma longa caminhada para tornar os usos e apropriações dentro desses estabelecimentos uma ferramenta de inclusão social.</span> Moema Mesquita da Silva Braga, Inês Vitorino Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22356 Mon, 14 Nov 2011 00:00:00 -0200 Internet e participação: uma análise de mapeamentos colaborativos https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22357 <span>O advento de mídias locativas tem modificado a forma como encaramos e vivenciamos o espaço urbano. Diversos pesquisadores buscam entender como os lugares estão sendo representados, como se mesclam, influenciam e são influenciados pelos meios de comunicação. No atual contexto da web 2.0, caracterizada pela presença de usuários auto-organizados, algumas das práticas mais recorrentes são as que lidam com mapeamento e anotação espacial e que são abertas à cooperação pública. Este artigo apresenta um estudo das ferramentas de empoderamento de cinco mapas disponíveis online e destinados à identificação espacial de problemas urbanos. Ponderamos a participação dos seus usuários e propomos uma classificação de tais serviços segundo a escala introduzida por Sherry Arnstein.</span> Paulo Victor Sousa Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22357 Mon, 14 Nov 2011 00:00:00 -0200 Diálogos interculturais: MTV e globalização https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22358 <p>Os efeitos da integração e da reprodução da nova ordem global fundamenta-se na lógica da curta duração, dissolução e fragmentação da identidade do indivíduo. A Music Television é um sucesso mundial globalizado, que a cada semente plantada em outros países tenta se “glocalizar”. Torna-se de vital importância entender o papel da mídia – sobretudo no sentido em que delineia, situa, sugere e estimula determinadas formas de existência. Sugerimos a incorporação das teorias adotadas pelos estudos culturais e sua interdiciplinaridade, na medida em que recorrem a uma gama díspar de campos a fim de teorizar a complexidade e as contradições dos múltiplos efeitos em nossa vida – mídia/cultura/comunicações.</p> Rosana Martins Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22358 Mon, 14 Nov 2011 00:00:00 -0200 Práticas sociais e de comunicação de pacientes renais no Facebook da Fundação Pró-Rim https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22359 <p>As redes colaborativas na internet têm potencializado práticas de comunicação e sociabilidade de públicos ligados aos mais diversos contextos. Na área da saúde, a participação e a colaboração de pacientes na internet originou o conceito de Health 2.0 e tem crescido graças aos seus potenciais de compartilhamento de experiências, ajuda mútua e interação com outros pacientes. De natureza quantitativa e qualitativa, o estudo em tela tem como corpus os pacientes renais ligados às redes sociais da Fundação Pró-Rim e utiliza como método a realização de entrevistas em profundidade, a observação participante e a Netnografia no Facebook da instituição.</p> Andréia Jacopetti Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22359 Mon, 14 Nov 2011 00:00:00 -0200 Rádio Online como ferramenta corporativa de comunicação: proposta para a empresa brasileira de correios e telégrafos https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22360 <p>Este artigo parte da premissa de que os profissionais da comunicação devem buscar novas possibilidades de utilização dos meios disponíveis; afinal, vive-se a era da tecnologia aliada à informação, e o rádio, em razão do seu poder de abrangência e de suas características, como a atualidade e o imediatismo da informação, deve acompanhar esses avanços e adaptar-se a novas formas de transmissão. Assim, este trabalho apresenta o rádio online como ferramenta corporativa de comunicação. A comunicação empresarial e seus processos comunicacionais constituem o objeto de estudo desta pesquisa, já que, como ramificação das ciências comunicacionais, tratam do conjunto de instrumentos que as empresas utilizam para falar e se fazer ouvir, seja com seu público interno, seja com o externo. Com o objetivo de desenvolver estudo sobre o campo da comunicação empresarial, este trabalho apresenta conceitos de comunicação empresarial e rádio online e a análise dos dados obtidos mediante pesquisa quantitativa realizada com colaboradores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, cujo resultado é utilizado como subsídio para o estudo da implantação e programação da rádio. O conteúdo programático proposto neste trabalho visa a complementar e unificar os processos comunicacionais já existentes na empresa.</p> Silvio Junior Triquês Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22360 Mon, 14 Nov 2011 00:00:00 -0200 LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. O ecrã global: cultura mediática e cinema na era hipermoderna. Lisboa: Edições 70, 2010. https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22361 Pedro Costa Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22361 Mon, 14 Nov 2011 00:00:00 -0200 MAROLF, G. Advergaming and in-game advertising: an approach to the next generation of advertising. La Vergne, Tennessee: Lightning Source Inc., 2007. https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22362 Sandra Oliveira Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22362 Mon, 14 Nov 2011 00:00:00 -0200