https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/issue/feed Revista de Estudos da Comunicação 2018-04-19T08:58:13-03:00 Editora PUCPRESS [email protected] Open Journal Systems <p>A Revista de Estudos da Comunicação é uma publicação quadrimestral do Curso de Comunicação Social da PUCPR. Desde o ano de 2000 proporciona aos leitores ideias e ações conjugadas na área da comunicação promovendo a compreensão da realidade social e da pesquisa científica.</p> https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22352 Editorial 2018-04-19T08:58:13-03:00 Maria Teresa Marins Freire [email protected] 2011-11-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22353 Cultura-mundo hipermediada: os usos das redes sociais sob a lógica do hiperconsumo 2018-04-19T08:58:13-03:00 Alexandre Honório da Silva [email protected] <span>O artigo procura analisar os usos das redes sociais eletrônicas baseadas na internet adotando uma perspectiva na qual consumo e valores-usos da experiência nestas redes se colocam como evidências de um convívio hipermediado compartilhado. Propõe ainda perceber tais redes enquanto representações possíveis dos conceitos de cultura-mundo, proposto pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky, e de hipermediação, proposto pelo pesquisador espanhol Carlos Scolari. Procura considerar que os fluxos e migrações que têm caracterizado contemporaneamente os usos destas redes refletem ainda a ascensão de interesses e socialidades compartilhadas. Para o artigo, os conceitos de hipermodernidade e hipermediação representam pistas para interpretações do sujeito das redes como afeito à reconfiguração constante dos vínculos que constrói em rede.</span> 2011-11-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22354 O valor do corpo na construção da identidade 2018-04-19T08:58:13-03:00 Marta Cordeiro [email protected] <p>A dupla condição do corpo – a qualidade animal, ligada ao funcionamento biológico; e a visibilidade social, ou o corpo como imagem – torna-o objecto primordial na estratégia do mercado de consumo, cujas estratégias se orientam para a preservação da saúde e o melhoramento da aparência. Atualmente, a ideia de identidade como projecto particular, da responsabilidade de cada indivíduo, faz com que o valor de exposição do corpo assegure não apenas a difusão, mas também a própria construção da identidade, situação que gera ansiedade por parte dos indivíduos, livres e simultaneamente desprotegidos pela exaustação dos sistemas interpretativos. A construção da identidade apoia-se nas mensagens divulgadas pelos media – especialmente por meio dos estilos de vida propostos pelas designadas “celebridades” – como forma de minorar as ansiedades decorrentes da necessidade de escolha. A equivalência entre identidade e imagem é demonstrável a partir da análise da obra da artista plástica Cindy Sherman, que faz depender a identidade da alteração da aparência.</p> 2011-11-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22355 La “Sociedad de la Información”, entre heurística, metáforas y modelos de la comunicación 2018-04-19T08:58:13-03:00 Ronald Teliz [email protected] <p>En lo siguiente se expondrá y se dará justificación − con un alto grado de generalización − a dos formas deentender la noción de información y las consecuentes connotaciones en teoría de la comunicación, el modelotécnico-transmisivo de la comunicación con primacía del código sobre el contenido; o un modelo dialógico culturalista de la comunicación sostenido en la diferencia y pluralidad de las formas de producción cultural y social. Se argumentará que las diversas connotaciones (tomando en cuenta las sugerencias simbólicas que portan las metáforas y los diversos dispositivos heurísticos) de los términos información-comunicación son relevantes a la hora de generar expectativas y evaluaciones sobre el desarrollo social y el cambio cultural, y que ello exige una revisión crítica de nuestras prácticas teóricas en el campo de la comunicación.</p> 2011-11-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22356 O papel da LAN house em contextos periféricos 2018-04-19T08:58:13-03:00 Moema Mesquita da Silva Braga [email protected] Inês Vitorino [email protected] <span>Poderia a LAN house ser compreendida como uma forma de incentivo à inclusão digital? Para responder a esse questionamento, realizou-se uma investigação na LAN house localizada no bairro Granja Portugal, periferia de Fortaleza. Essa pesquisa teve como finalidade identificar os usos e apropriações da internet por parte dos jovens internautas, dentro desse estabelecimento. Na investigação, foram utilizadas as seguintes técnicas: observação participante, aplicação de questionários fechados com os frequentadores da LAN house e entrevista em profundidade. Por meio deste estudo pode-se perceber que a LAN house pode se constituir em um espaço importante no combate à exclusão digital, configurando-se como uma estratégia dos setores populares em participar dessa sociedade da Informação. Contudo ainda será necessária uma longa caminhada para tornar os usos e apropriações dentro desses estabelecimentos uma ferramenta de inclusão social.</span> 2011-11-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22357 Internet e participação: uma análise de mapeamentos colaborativos 2018-04-19T08:58:13-03:00 Paulo Victor Sousa [email protected] <span>O advento de mídias locativas tem modificado a forma como encaramos e vivenciamos o espaço urbano. Diversos pesquisadores buscam entender como os lugares estão sendo representados, como se mesclam, influenciam e são influenciados pelos meios de comunicação. No atual contexto da web 2.0, caracterizada pela presença de usuários auto-organizados, algumas das práticas mais recorrentes são as que lidam com mapeamento e anotação espacial e que são abertas à cooperação pública. Este artigo apresenta um estudo das ferramentas de empoderamento de cinco mapas disponíveis online e destinados à identificação espacial de problemas urbanos. Ponderamos a participação dos seus usuários e propomos uma classificação de tais serviços segundo a escala introduzida por Sherry Arnstein.</span> 2011-11-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22358 Diálogos interculturais: MTV e globalização 2018-04-19T08:58:13-03:00 Rosana Martins [email protected] <p>Os efeitos da integração e da reprodução da nova ordem global fundamenta-se na lógica da curta duração, dissolução e fragmentação da identidade do indivíduo. A Music Television é um sucesso mundial globalizado, que a cada semente plantada em outros países tenta se “glocalizar”. Torna-se de vital importância entender o papel da mídia – sobretudo no sentido em que delineia, situa, sugere e estimula determinadas formas de existência. Sugerimos a incorporação das teorias adotadas pelos estudos culturais e sua interdiciplinaridade, na medida em que recorrem a uma gama díspar de campos a fim de teorizar a complexidade e as contradições dos múltiplos efeitos em nossa vida – mídia/cultura/comunicações.</p> 2011-11-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22359 Práticas sociais e de comunicação de pacientes renais no Facebook da Fundação Pró-Rim 2018-04-19T08:58:13-03:00 Andréia Jacopetti [email protected] <p>As redes colaborativas na internet têm potencializado práticas de comunicação e sociabilidade de públicos ligados aos mais diversos contextos. Na área da saúde, a participação e a colaboração de pacientes na internet originou o conceito de Health 2.0 e tem crescido graças aos seus potenciais de compartilhamento de experiências, ajuda mútua e interação com outros pacientes. De natureza quantitativa e qualitativa, o estudo em tela tem como corpus os pacientes renais ligados às redes sociais da Fundação Pró-Rim e utiliza como método a realização de entrevistas em profundidade, a observação participante e a Netnografia no Facebook da instituição.</p> 2011-11-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22360 Rádio Online como ferramenta corporativa de comunicação: proposta para a empresa brasileira de correios e telégrafos 2018-04-19T08:58:13-03:00 Silvio Junior Triquês [email protected] <p>Este artigo parte da premissa de que os profissionais da comunicação devem buscar novas possibilidades de utilização dos meios disponíveis; afinal, vive-se a era da tecnologia aliada à informação, e o rádio, em razão do seu poder de abrangência e de suas características, como a atualidade e o imediatismo da informação, deve acompanhar esses avanços e adaptar-se a novas formas de transmissão. Assim, este trabalho apresenta o rádio online como ferramenta corporativa de comunicação. A comunicação empresarial e seus processos comunicacionais constituem o objeto de estudo desta pesquisa, já que, como ramificação das ciências comunicacionais, tratam do conjunto de instrumentos que as empresas utilizam para falar e se fazer ouvir, seja com seu público interno, seja com o externo. Com o objetivo de desenvolver estudo sobre o campo da comunicação empresarial, este trabalho apresenta conceitos de comunicação empresarial e rádio online e a análise dos dados obtidos mediante pesquisa quantitativa realizada com colaboradores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, cujo resultado é utilizado como subsídio para o estudo da implantação e programação da rádio. O conteúdo programático proposto neste trabalho visa a complementar e unificar os processos comunicacionais já existentes na empresa.</p> 2011-11-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22361 LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. O ecrã global: cultura mediática e cinema na era hipermoderna. Lisboa: Edições 70, 2010. 2018-04-19T08:58:13-03:00 Pedro Costa [email protected] 2011-11-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22362 MAROLF, G. Advergaming and in-game advertising: an approach to the next generation of advertising. La Vergne, Tennessee: Lightning Source Inc., 2007. 2018-04-19T08:58:13-03:00 Sandra Oliveira [email protected] 2011-11-14T00:00:00-02:00 Copyright (c) 2017 Editora Universitária Champagnat