
Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 22, p. 189-199, maio/ago. 2009

A REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA SOB O 
POLÊMICO ENFOQUE DAS PUBLICAÇÕES DO 

PROJETO MEMÓRIA GLOBO

Redemocratization in Brazil, under the controversial approach of  
Globo Memory Project publications

Márcia Fantinatti

Jornalista, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campinas (Unicamp), professora da Faculdade de Jornalismo 
da PUC-Campinas, líder do grupo de pesquisa Comunicação e Política (CNPq) e editora-chefe da Revista Comunicarte, Campinas, 
SP, Brasil, e-mail: marcia_fantinatti@puc-campinas.edu.br

		

Resumo

A partir do levantamento da narrativa e depoimentos de profissionais ligados à Rede Globo, divulgados 
em livros publicados pelo Projeto Memória Globo, focalizamos de modo específico as versões contem-
porâneas apresentadas para episódios ocorridos no período de redemocratização no Brasil, englobando 
desde a fase final da ditadura militar até a eleição e o afastamento do primeiro presidente civil, no perí-
odo pós-ditadura. Nosso estudo se refere particularmente à cobertura jornalística do movimento pelas 
“Diretas Já” (1983-1984); à polêmica edição de debate presidencial entre os candidatos Collor e Lula 
(1989), levada ao ar pelo Jornal Nacional às vésperas do segundo turno; e à cobertura jornalística do movi-
mento “Fora Collor”, que reivindicava o impeachment do então presidente da República Fernando Collor 
de Mello (do PRN – Partido da Reconstrução Nacional) (1992). Assim, realizamos pesquisa documental 
e análise bibliográfica, adotamos conceitos de hegemonia e de identidade cultural para a análise dos dados 
e procuramos revelar os principais pontos de vista que tentam justificar práticas jornalísticas pelas quais 
a Rede Globo foi criticada. Os resultados da pesquisa indicaram que o Projeto Memória Globo pretende 
promover a construção de novas identidades coletivas e busca consolidar uma nova imagem para a Rede 
Globo. Mostra as Organizações Globo como vetor essencial nos avanços democráticos no país. Assim, 
apela a um novo consenso sobre os acontecimentos históricos.

Palavras-chave: Rede Globo de Televisão. História. Jornalismo.

Abstract

Based on the narrative survey and testimonies from professionals associated with the “Rede Globo”, exposed in 
books published by the Globo Memory Project, we focused specifically on the contemporary versions presented for 



Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 22, p. 189-199, maio/ago. 2009

FANTINATTI, M.190

presidente eleito diretamente, no pós-militar, e efetuar 
um balanço comparativo entre os estudos críticos 
em relação à atuação da emissora e o discurso con-
temporâneo desta.

METODOLOGIA

Efetuamos uma pesquisa documental e 
bibliográfica a respeito da atuação do telejornalismo 
da Rede Globo no período de 1984 a 1992, com 
atenção especial para o tratamento dado à questão 
da transição política (da fase final da ditadura ao 
período inicial da Nova República); a partir daí, 
detectamos quais foram as principais críticas dirigi-
das ao telejornalismo da emissora, no que se refere 
à temática das eleições presidenciais. Em seguida, 
procuramos destacar, das obras do Projeto Memória 
Globo, o discurso contemporâneo que representaria 
uma espécie de contra-ataque às críticas recebidas a 
respeito da atuação jornalística da TV Globo.

Um dos principais elementos a desvendar, 
dentro da temática – a programação da televisão 
associada a abuso de poder e manipulação de 
informações e o discurso promocional que procura 
livrá-la desse estigma –, é o particular movimento de 
“transformação da identidade dos media”; para usar 
expressão de Martín-Barbero & Rey, que, de modo 
pertinente, consideram que as indústrias culturais 

episodes that occurred during the redemocratization in Brazil, encompassing from the final phase of the military 
dictatorship until the election and subsequent step down of the first civil president, in the post-dictatorship era. 
Our study refers particularly to the journalistic coverage of the movement for the “Diretas Já” (1983-1989); 
the polemic edition of presidential debate between the candidates Collor and Lula (1989), broadcasted by Jornal 
Nacional, on the eve of the elections; to the journalistic coverage of the “Fora Collor” movement, that vindicated 
the impeachment of the president of the Republic at the time, Fernando Collor de Mello (of PRN – Partido da 
Reconstrução Nacional) (1992). Therefore, we conducted desk research and literature review, adopt the concepts 
of hegemony and cultural identity for the analysis and we sought to reveal the main points of view that try to 
justify journalistic practices that the “Rede Globo” was criticized for. The survey results indicated that the Globo 
Memory Project aims to promote the construction of new collective identities and intends to build a new image 
for the Rede Globo. It shows Globo Organizations as an essential vector in democratic advances in the country. 
Thus, calls for new consensus about the historical events.

Keywords: Rede Globo Network. History. Journalism.

		

INTRODUÇÃO

Apresentam-se, neste artigo, resultados 
de pesquisa acerca do discurso contemporâneo das 
Organizações Globo sobre a fase de redemocrati-
zação brasileira. A partir da análise das referências 
a esse período, produzidas sob responsabilidade do 
Projeto Memória Globo1, destacam-se depoimentos 
oficiais a respeito de episódios no campo do jorna-
lismo que marcaram de maneira negativa a imagem 
da emissora de televisão: a cobertura do movimento 
conhecido por “Diretas já”, em 1984; o apoio velado 
ao candidato Fernando Collor de Mello nas eleições 
presidenciais de 1989; e a omissão no processo de 
denúncias jornalísticas que colaboraram para o 
impeachment desse, em 1992. A 'Era Collor' talvez 
possa ser definida como exemplo da exacerbação 
da influência da TV nos rumos da política. Tanto 
a centralidade do meio televisivo para a eleição de 
Collor, quanto os caminhos, também envolvendo essa 
poderosa mídia, que o levaram ao afastamento da 
presidência da República, estão repletos de fenôme-
nos instigantes sobre o alcance da TV na formação 
da opinião pública.

Os objetivos principais do presente estudo 
foram: identificar as noções e/ou conceitos de jor-
nalismo presentes na argumentação a respeito das 
práticas jornalísticas adotadas pela Rede Globo, da 
fase final da ditadura militar à renúncia do primeiro 

1	 O Projeto Memória Globo, criado em março de 1999, é uma área da Central Globo de Comunicação que pesquisa a história da 
TV Globo e de suas produções.



Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 22, p. 189-199, maio/ago. 2009

A redemocratização brasileira sob o polêmico enfoque das publicações do Projeto Memória Globo 191

processos políticos e, ainda, nos ângulos de interpre-
tação do que vem a ser, afinal, a democracia. Assim, 
para além de buscar nas obras do Projeto Memória 
Globo verdades ou mentiras, nosso referencial con-
ceitual conduziu-nos a preocupações para com as 
maneiras pelas quais: a) a argumentação, ali presente, 
apropria-se do contexto político atual para fazer 
valer as justificativas apresentadas para os episódios 
do passado pelos quais foi criticada; b) aproveita-se 
de elementos do senso comum, das generalidades 
ou abstrações – a respeito tanto do que seja o papel 
do jornalismo, quanto do que seja a potencialidade 
do meio televisivo para provocar o debate social e/
ou para intervir nas decisões no terreno da política, 
num debate eleitoral – para dar consistência à nova 
imagem pretendida pelas Organizações Globo 
perante o público na atualidade, décadas após o fim 
da ditadura.

Não se pode pensar nos padrões de iden-
tidade ou de cultura que se difundem em meio ao 
público de maneira extensiva, generalizada, como 
um dado pronto ou hermético. A chamada ‘memória 
coletiva’ – de acontecimentos como os governos 
autoritários, guerras ou genocídios, por exemplo – 
depende, em grande medida, de como a indústria 
audiovisual a eles se reporte. A cultura popular é 
resultado de mediações num processo que envolve 
trocas comunicativas, elementos de resistência 
e assimilação da cultura dominante (STOREY, 
1993). O que equivale a afirmar que as empresas 
de comunicação ou o jornalismo não refletem um 
consenso social – do processo de hegemonia – já 
presente e sim participam de sua construção. Essa 
ideia é particularmente importante para a reflexão 
sobre a construção da memória do jornalismo e da 
redemocratização, a partir de obras do Memória 
Globo: figuram não simplesmente como repro-
dutoras, mas como agentes ativos na construção 
do consenso.

RESULTADOS 

O “Diretas já”, segundo o Projeto Memória 
Globo, permite reflexões sobre a censura e a auto-
censura. A cobertura jornalística sobre o movimento 
popular por eleições diretas, realizado de 1983 a 
1984, tem sido retomada em diversas ocasiões, 
na atualidade, pela própria Rede Globo. Está na 
biografia de Roberto Marinho, escrita por Pedro 

“[...] constituem hoje a mais complexa reorganização 
da hegemonia” (MARTÍN-BARBERO; REY, 2001, 
p. 100). É sobre a nova hegemonia em construção – 
segundo a qual a Rede Globo teria praticado sempre 
um jornalismo isento e imparcial –, que buscamos 
refletir. Assim, apoiamo-nos no conceito de Hall 
(1980), para quem um ponto de vista hegemônico 
é aquele: 

a) que defina, segundo seus próprios termos, o 
horizonte mental ou o universo de significados 
possíveis, de todo um setor de relações em uma 
sociedade ou cultura, e b) que tenha o carisma 
da legitimidade, que pareça em sintonia com 
o que é 'natural', 'inevitável' na ordem social 
(HALL, 1980, p. 83).

O Projeto Memória Globo procura atuar 
na construção das novas identidades coletivas, 
buscando para a emissora a consolidação de uma 
nova imagem. Pretende que as Organizações Globo 
afirmem-se como vetor essencial das conquistas e 
avanços democráticos no País, organizando, assim, 
novos consensos a seu respeito. Ao problematizar-
mos as motivações da Rede Globo na direção de 
uma mudança de imagem social perante o público, 
lançamos uma hipótese norteadora para a nossa 
reflexão: os relatos atuais sobre a redemocratização, 
pelo viés do Projeto Memória Globo, não colaboram 
para o resgate da memória coletiva sobre o fim da 
ditadura militar no Brasil, mas, sim, para produzir sutis 
distorções. Tem-se, a um só tempo, um discurso em 
transformação e a transfiguração da história. Instiga-
nos refletir sobre a operação atual de ‘apagamento’ 
da memória sobre a atuação da TV sob a ditadura. 
Assim, respaldamos nossas análises no campo da 
reflexão sobre o papel das mídias em conceituações 
a respeito da identidade cultural. Concordamos com 
Hall (1997), segundo o qual no processo de forma-
ção de novas identidades participam elementos de 
intersecção e de negociação, ou seja, envolvem-se as 
identidades originais. 

A retomada de fatos do passado e, também, 
as respectivas justificativas para a adoção de determi-
nadas condutas e práticas jornalísticas pressupõem 
a ‘naturalização’ de conceitos de ‘certo’ e ‘errado’, 
perante o público leigo – que, muito provavelmente, 
constitui o público-alvo do Memória Globo –, 
tanto no que se refere à imparcialidade, quanto nos 
significados das múltiplas formas de interferir nos 



Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 22, p. 189-199, maio/ago. 2009

FANTINATTI, M.192

e o comício: “A chamada da matéria [...] referia-se 
ao comício como um dos eventos comemorativos 
do aniversário da capital paulista. De fato, havia a 
relação entre a manifestação e o aniversário da cidade” 
(JORNAL NACIONAL, 2004, p. 157). Como a fun-
ção da escalada é exatamente a de despertar a atenção 
do telespectador (KYRILLOS; FEIJÓ, 2003, p. 92) 
– basta sublinhar que se trata de frases de impacto, 
utilizadas para abrir o programa (PATERNOSTRO, 
1999, p. 42) – é falha que não pode ser minimizada, 
sobretudo num contexto politicamente polêmico. 
Ademais, a escassez de informações, que o tempo 
reduzido dedicado ao assunto determinara – a matéria 
teve apenas 2 minutos e 17 segundos de duração – 
não contribuiu senão para obscurecer e fragmentar 
a campanha pelas “Diretas”, encoberta pela sombra 
do anúncio, em primeiro plano, do aniversário da 
capital paulista.

Sobre a ação da censura sobre o JN, sob 
a ditadura, as pressões sobre o noticiário são des-
critas nas obras do Projeto Memória Globo como 
implacáveis:

À medida que sua audiência aumentava, o Jornal 
Nacional era cada vez mais visado. [...] foram 
vetadas notícias sobre cassações de mandatos 
e suspensão de direitos políticos; a denúncia 
de acordos militares entre Brasil e EUA; a 
visita da Anistia Internacional... (JORNAL 
NACIONAL, 2004, p. 35). 

Acrescenta-se que não somente o telejornal 
era alvo dos censores:

A censura não se limitava às notícias: interferia 
também nos programas de entretenimento 
da TV Globo. Foram inúmeros os casos de 
restrições à dramaturgia da emissora. O mais 
sério foi o da proibição, a dois dias da estréia, 
da novela 'Roque Santeiro', em agosto de 1975 
(JORNAL NACIONAL, 2004, p. 77).

Da pesquisa bibliográfica, tem-se que o 
papel da Globo, no período final da ditadura, pode 
ser classificado mais propriamente como autocensura. 
E que isso se modifica quando outros canais passam 
a noticiar o “Diretas já”. As emissoras Manchete e 
Bandeirantes deram ampla cobertura ao comício da 
Sé, exemplifica Conti (1999, p. 37-38), obrigando a 
Globo a noticiá-lo:

Bial (BIAL, 2004, p. 286); em edições especiais de 
O Globo Repórter e em publicações da editora Globo, 
tais como a Revista Época: “[...] ‘O povo não é bobo, 
abaixo a Rede Globo’ foi o slogan mais repetido na 
campanha pelas eleições diretas, que comoveu o país 
naquele ano, mas não empolgou a rede. A Globo 
demorou para cobrir os comícios e foi duramente 
criticada pela omissão” (REVISTA ÉPOCA, 2003, 
p. 22-23). Já aparecera também na teledramaturgia 
da emissora, em minisséries (BUCCI, 1996, p. 89) 
e na novela Esperança, em cujo último capítulo, em 
fevereiro de 2003, o protagonista já velho cita acon-
tecimentos políticos: “Ao citar o período militar, 
repressão, campanha pela anistia, pelas diretas já, fora 
Collor etc., o narrador vai incluindo-se, bem como 
aos seus filhos, netos, bisnetos [...]” (FANTINATTI, 
2004, p. 303).

É no livro Jornal Nacional – Notícia Faz 
História (2004), porém, que se encontram referências 
mais sistematizadas. Entre essa obra, publicada em 
2004, e um artigo de Ali Kamel (diretor-executivo 
de jornalismo da Globo) divulgado em O Globo em 
2003, há grande sintonia. Em ambas as publicações, 
no que se refere às “Diretas”, argumenta-se que, 
contrariamente ao propalado, a Rede Globo cobriu 
os comícios, assim como noticiou o mais importante, 
realizado na Praça da Sé. Afirmações em contrário 
são referidas como “acusações”. Sustenta-se, para-
lelamente, que quem critica a postura da emissora, 
ignora ou subestima o papel da censura e estaria, 
além disso, motivado pela expectativa frustrada de 
que ela apoiasse as “Diretas”, como foi o caso do 
jornal A Folha de S. Paulo. 

Da pesquisa documental que realizamos, 
que envolveu o resgate do material veiculado no 
Jornal Nacional em 25 de janeiro de 1984, comprova-
se que o telejornal não omite o comício a favor das 
“Diretas”. A chamada da matéria, ao contrário, omitia 
o objetivo do ato público realizado naquela data na 
Sé: “Festa em São Paulo. A cidade comemorou seus 
430 anos com mais de 500 solenidades. A maior foi 
um comício na praça da Sé” (JORNAL NACIONAL, 
2004, p. 157).

No livro, argumenta-se que o conteúdo da 
matéria não deixava dúvidas quanto à natureza do 
comício, pois a reportagem relatara que o objetivo do 
evento era pedir eleições diretas. Quanto à ausência 
dessa informação na chamada, é minimizada, como 
tendo se tratado de falha técnica e justificada pela 
existência de uma relação direta entre o aniversário 



Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 22, p. 189-199, maio/ago. 2009

A redemocratização brasileira sob o polêmico enfoque das publicações do Projeto Memória Globo 193

notícia. O ano de 1989 marca a realização da primeira 
eleição direta para presidente após o período militar. 
É um momento delicado da história do jornalismo da 
emissora, que teria realizado uma edição tendenciosa 
do debate entre Fernando Collor de Melo (Partido da 
Reconstrução Nacional) e Luiz Inácio Lula da Silva 
(Partido dos Trabalhadores), levada ao ar pelo JN, 
às vésperas do disputado segundo turno da eleição. 
Vinte anos depois, ainda há tentativas de justificar 
o apoio dado a Collor, em detrimento de Lula, haja 
vista a referência direta presente no recém-lançado 
Jornal Nacional – Modo de fazer (BONNER, 2009).

A emissora, que ao longo da campanha pre-
sidencial fora acusada de apoio ao candidato do PRN, 
edita um debate presidencial – realizado em clima 
de forte polarização política, em que as pesquisas 
de intenção de voto apontavam uma diferença entre 
os candidatos, na preferência dos eleitores, situada 
em torno de 5% – favorecendo a candidatura de 
Collor. O tempo dedicado a mostrar a performance 
de Collor no debate foi maior que o utilizado para 
mostrar Lula. Além disso, foram mostrados trechos 
do debate que favoreciam o primeiro e depreciavam 
o segundo. 

No livro Jornal Nacional – a notícia faz história, 
a polêmica edição do debate Collor × Lula é reco-
locada, sob novos ângulos. João Roberto Marinho 
(vice-presidente das Organizações Globo) relativiza 
os prejuízos causados pela emissora à candidatura de 
Lula; ao retomar a fatídica edição do JN, comenta-a 
relacionada à edição feita no Jornal Hoje, da emissora, 
supostamente favorável à candidatura Lula. Por fim, 
exibe-se também uma outra nuance da postura de João 
Roberto, mais refletida, pelo passar dos anos, segundo 
declara. Acrescenta que o erro – presente tanto na 
edição do Jornal Hoje quanto na do Jornal Nacional – 
não se deu por má-fé, mas por inexperiência:

[...] eu debito os dois erros à inexperiência de 
todos nós na época. É preciso sempre ter 
em mente que aquela era a primeira eleição 
para presidente na era da televisão de massa. 
Não passa pela minha cabeça que os equívocos 
tenham sido cometidos por má-fé. (JORNAL 
NACIONAL, 2004, p. 231, grifos nossos). 

Fincado esse ponto de vista, que repele 
qualquer visão de conjunto sobre os fatos, o livro 
prossegue, transcrevendo uma teia sem fim de 
explicações dadas por jornalistas supostamente 

Numa reunião na sala de Armando Nogueira, 
[Boni] determinou que uma repórter falasse 
da Praça da Sé, em menos de vinte segundos, 
que ali estava sendo comemorado com um 
show o aniversário de São Paulo. Não deu 
certo: além de omitir, a Globo foi acusada de 
distorcer a verdade. 

Depoimento de funcionário do alto escalão 
da Globo confirma a autocensura, admitindo a exis-
tência de atenção redobrada com o tema “Diretas”, 
e esclarece que a diluição da natureza do comício 
era desejada:

A campanha das diretas foi uma censura dupla: 
primeiro a censura da censura, depois a cen-
sura do doutor Roberto [Marinho]. Como a 
televisão é uma concessão do serviço público, 
eles [os militares] sempre mantinham uma 
pressão muito grande dentro da televisão. No 
momento das Diretas-Já eles ameaçaram cla-
ramente a Globo de perder a concessão ou de 
interferir mais duramente no entretenimento. 
Então, o doutor Roberto não queria que se 
falasse em Diretas-Já. Eu fui o emissário final 
do pessoal do jornalismo na conversa com 
doutor Roberto e ele permitiu que a gente 
transmitisse aquilo ali dizendo que havia um 
show pró-Diretas-Já, mas sem a participação 
de nenhum dos discursantes, quer dizer, a 
palavra e o que se dizia, estava censurado. 
(PADIGLIONE, 2005).

Segundo o livro, “[...] o anseio era que 
a Globo endossasse editorialmente a campanha” 
(Jornal Nacional, 2004, p. 158).

OS IMPACTOS DA LINGUAGEM 
TELEVISIVA NA PRIMEIRA ELEIÇÃO 
PRESIDENCIAL NO PÓS-DITADURA: 
a edição do debate entre Collor × Lula, no 
segundo turno, em 1989

Passados, então, pouco mais de cinco anos 
da não aprovação da Emenda Dante de Oliveira, 
que havia motivado a campanha por “Diretas”, e, 
finda a ditadura militar, localiza-se um outro episódio 
pelo qual a Globo seria acusada de um compor-
tamento flagrantemente parcial no tratamento da 



Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 22, p. 189-199, maio/ago. 2009

FANTINATTI, M.194

UM JORNALISMO ‘MORNO’ E SEM 
FUROS DE REPORTAGEM, NUM DOS 
MOMENTOS MAIS PALPITANTES DA 
CHAMADA “NOVA REPÚBLICA”: 
a Globo e o “Fora Collor”	

Diferentemente dos episódios anteriores, 
para a fraca atuação jornalística nas denúncias contra 
o governo Collor, a Globo não procura apresentar 
a sua versão. Isso se deve, provavelmente, ao fato 
dessa crítica ter sido mais difusa e de menor impacto 
em relação às demais. E, ainda, por não se referir a 
algum aspecto específico de seu telejornalismo, como 
flagrante manipulação da informação ou autocensura, 
mas, sim, ao aspecto geral, que foi a omissão. A parte 
do livro Jornal Nacional – A notícia faz história dedi-
cada ao processo que culminou no afastamento de 
Fernando Collor de Mello da presidência destaca uma 
entrevista exclusiva realizada pelo jornalista Roberto 
Cabrini com o tesoureiro da campanha, o “PC Farias”, 
num momento em que esse, acuado por ameaças que 
dizia vir sofrendo, saíra de maneira ilegal do país e 
fora localizado pela equipe da Globo em Londres. 
A reportagem é contada em seus detalhes no livro – 
vai da página 273 a 276 – e veicula uma imagem 
de jornalismo investigativo de primeira grandeza. 
No entanto, não deve passar despercebido ao leitor 
que ela foi levada ao ar somente num momento em 
que Collor já estava afastado do poder há tempos, 
ou seja, em setembro de 1993. Cabe registrar que 
as mais importantes denúncias de corrupção que 
envolviam, primeiro de forma indireta, e um pouco 
depois, diretamente o presidente da República, não 
partiram da Globo.

A revista Veja e a Istoé empenhavam-se, 
semanalmente, na descoberta de indícios que esta-
belecessem ligações entre os diferentes acusados e 
Collor; obtinham em primeira mão depoimentos de 
funcionários ligados ao governo, tais como motoris-
tas, secretárias. O SBT, no qual, à época, Jô Soares 
comandava seu programa de entrevistas, trouxe 
declarações decisivas do irmão do presidente, Pedro 
Collor. Enquanto isso, a Globo cobria de modo dis-
creto os desdobramentos da Comissão Parlamentar 
de Inquérito criada para averiguar o envolvimento de 
Collor em atos ilícitos. Curiosamente, uma minissérie 
produzida pela Globo, que esteve no ar de julho a 
agosto de 1992, intitulada Anos Rebeldes, cujo enredo 
baseava-se no movimento estudantil no Brasil na 
época dos “anos de chumbo”, foi relacionada como 

envolvidos. Armando Nogueira (diretor da Central 
Globo de Jornalismo, na ocasião) acusa Alberico 
de Souza Cruz (ex-diretor de telejornais da Rede), 
que acusa Ronald de Carvalho (editor de política), 
que estaria sob orientação de Alice-Maria (diretora-
executiva), que alega ter se surpreendido ao ver a 
edição no ar; finalmente, Octavio Tostes (editor 
de texto do JN) assume ter sido o responsável 
pela edição do debate. Tostes afirma que a edição 
foi manipulada e sem preocupações com isenção 
(2004, p. 220). Seus superiores hierárquicos não 
utilizam tais termos, mas acabam confirmando as 
ordens de editar beneficiando Collor. Não viam mal 
nisso e demonstram sintonia com a lógica expressa 
por João Roberto Marinho, de que era necessário 
traduzir, na edição, a superioridade de Collor (que 
havia vencido o debate) sobre Lula (que havia sido 
muito infeliz, ido mal no debate), para ser fiel ao 
que de fato se deu.

A edição de debates aparece como exemplo 
a não ser repetido:

Hoje, a TV Globo adota como norma não 
editar debates; eles devem ser vistos na íntegra. 
Porque, ao condensá-los, necessariamente bons 
e maus momentos dos candidatos terão de ficar 
de fora, segundo a escolha de um editor ou um 
grupo de editores (JORNAL NACIONAL, 
2004, p. 214).

No entanto, o livro e as demais fontes 
de informações oferecidas pelo Projeto Memória 
Globo, indicam a noção de que Collor venceu o 
debate e isso precisaria ser refletido pelo jornalismo 
da Globo: “Collor tinha ganhado de 3×0, e o Jornal 
Hoje mostrara um compacto como se a partida tivesse 
terminado em 3×2. O Jornal Nacional teria mostrado 
um compacto mais próximo de 3×0”(JORNAL 
NACIONAL, 2004, p. 214).

Sem hesitar, João Roberto Marinho toma 
sua visão pessoal dos acontecimentos como padrão 
de realidade:

A edição do Jornal Nacional refletiu melhor o 
debate, que teve um vencedor. Depois que vi 
no ar, gostei sem dúvida mais da edição do JN. 
A edição do Hoje foi uma edição com exces-
siva preocupação em equilibrar o que não teve 
equilíbrio e, portanto, fugiu do que aconteceu 
(JORNAL NACIONAL, 2004, p. 212).



Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 22, p. 189-199, maio/ago. 2009

A redemocratização brasileira sob o polêmico enfoque das publicações do Projeto Memória Globo 195

Não é vetado ao jornalismo produzir 
análise, interpretação ou opinião. Mas o que chama 
atenção é a perspectiva adotada: a insistência em 
que algo que está claramente localizado no campo 
da opinião apareça convertido em perspectiva única. 
Ou seja, a defesa da noção segundo a qual recortes 
repletos de elementos subjetivos se deram em nome 
da objetividade jornalística, em nome da realidade 
(uma realidade unívoca, inquestionável, nesse caso), 
para que se fizesse supostamente o relato dos fatos 
tal como ocorreram, duas candidaturas são mostra-
das pelo telejornalismo ao eleitorado em flagrantes 
condições de desigualdade.

Se, por outro lado, o autor da justificativa 
tem consciência de que a virtual vitória de Collor 
no debate com Lula corresponde a mero ponto de 
vista ou à convicção política, situados, portanto, 
no terreno opinativo. A noção de jornalismo inter-
pretativo sustentada pela emissora ancora-se em 
pressupostos dos sistemas políticos autoritários e 
não no ideário democrático.

Ao contrário, considerar que o julgamento 
pessoal sobre a superioridade do candidato Collor 
corresponde aos fatos, ao “que aconteceu” e que 
deveria ser refletido pelo telejornalismo da Globo, 
equivale a incapacidade de aceitar a alteridade, 
de supor que, sob outros critérios de avaliação 
de um candidato ou a partir de outros valores, 
perder ou ganhar um debate de ideias é questão 
para a qual se deve admitir múltiplas respostas. 
Sabe-se que, nem sequer num plano puramente 
formal ou quantitativo, das pesquisas quantitativas 
de intenção de voto, a emissora dispunha de ele-
mentos concretos para julgar antecipadamente se, 
também segundo o juízo de cada um dos eleitores, 
Collor havia “vencido” o debate. Não ficam claros 
quais os critérios adotados para considerar que 
não houve equilíbrio de forças, dando a entender 
que o jogo político foi reduzido ao jogo de cena, 
sob os holofotes televisivos. Mas não se pode 
perder de vista o fundamental: a emissora emitiu 
julgamento que caberia ao eleitor. 

Outra concepção a respeito do jornalismo 
sobressai – nesse caso, diz respeito à potenciali-
dade da linguagem televisiva em suplantar outros 
elementos. Em alguns depoimentos, a edição e o 

um dos motes do movimento “Fora Collor”, que 
recebeu também a denominação “caras-pintadas”2. 
Não é possível afirmar se a ficção, de fato, teve 
influências sobre a mobilização estudantil real. De 
todo modo, registre-se que, do ponto de vista do 
telejornalismo, a cobertura da Globo ficou aquém, 
ao ser comparada com o ritmo das revelações por 
outras fontes.

ANÁLISE DOS RESULTADOS

Aderir, endossar, apoiar, torcer, empolgar-
se. Era isso o que, segundo o discurso atual das 
Organizações Globo, esperavam da emissora os 
apoiadores do movimento por “Diretas”; daí se 
deduz que o seu jornalismo teria sido criticado 
em função de ter frustrado tais expectativas. No 
intuito de fazer parecer que foi a imparcialidade a 
marca da cobertura jornalística sobre as “Diretas”, 
demonstra-se justamente o contrário. Se os depoi-
mentos atuais, para justificar o exíguo tempo dedi-
cado ao movimento pelas “Diretas Já” (ou os ardis 
na edição: mistura de assuntos, subtração de termos, 
omissão do assunto na chamada de uma matéria etc.), 
apoiam-se em expressões tais como “a Globo não 
fazia torcida” ou “a Globo não endossava”, apenas 
contribuem para confirmar o que já se sabia: que 
quando os proprietários da emissora não concordam 
com uma opinião, ela não terá o devido destaque no 
Jornal Nacional. Sem rodeios – e, aparentemente sem 
perceber as contradições que esse tipo de afirmação 
revela – admite-se que as práticas jornalísticas foram 
simples desdobramentos da opinião dos chefes 
(refletida nos editoriais); estavam longe, portanto, 
de refletir o interesse público. 

A respeito da polêmica edição do debate 
eleitoral entre Collor e Lula, em 1989, no conjunto da 
argumentação oferecida pelo livro não localizamos, 
propriamente, o reconhecimento de um erro come-
tido. Ao contrário: o diretor proprietário afirma con-
victo que, se em sua opinião Collor havia 'vencido' o 
debate, essa vitória deveria necessariamente se refletir 
na edição jornalística do telejornal de sua emissora. 
Sem se envergonhar em reduzir a grave questão ao 
simplório raciocínio de um placar esportivo.

2	 Trata-se de movimento composto em sua maioria por estudantes, que realizavam passeatas e atos públicos em todo o país, pedindo 
a renúncia de Collor; muitos deles apareciam com os rostos pintados.



Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 22, p. 189-199, maio/ago. 2009

FANTINATTI, M.196

O controvertido papel do jornalismo da 
Rede Globo na redemocratização

Nas diversas situações referidas, sobretudo a 
cobertura das “Diretas já”, praticou-se um jornalismo 
movido pela autocensura; o temor à perda da con-
cessão da rede televisiva condicionou abertamente 
os rumos do jornalismo. A sintonia, ora com os 
militares, ora com governos civis representantes das 
elites, foi tornando-se característica, chegando a ser 
referida em inúmeras críticas, por seu ‘governismo’ 
(BUCCI, 1996).

As opiniões e os posicionamentos político-
partidários dos proprietários da emissora dão o tom 
dos enfoques dados à editoria de política. No caso 
das “Diretas”, a simpatia pela transição democrática 
lenta, gradual e restrita (alardeada pelos militares 
alinhados com o general presidente Figueiredo) 
chocava-se com o movimento popular por ‘Diretas 
já’; portanto, esse deveria ser omitido ou focado 
discretamente. Na edição do debate Collor × Lula, a 
preferência pelo candidato do PRN alça-o ao patamar 
de melhor candidato e esse critério de escolha ganha 
status de verdade absoluta, colocando-se acima de 
qualquer critério imparcial; na campanha que pedia o 
impeachment de Collor, o jornalismo que, tradicional-
mente, destacou-se pelos furos de reportagem e pela 
abordagem de fontes inéditas, permaneceu à sombra 
das emissoras de TV concorrentes e de outras moda-
lidades midiáticas, pois, na época, Roberto Marinho 
ainda apoiava Collor (CONTI, 1999).

O tom emocional e a espetacularização dos 
acontecimentos e notícias, longe de representarem um 
mal ao jornalismo, aparecem em algumas situações 
como modelares. Assim, em mais de uma situação, 
a cena política é reduzida em metáforas que aludem 
ao futebol. É o caso do uso da expressão ‘torcer’, 
para explicar o que, supostamente, os defensores das 
“Diretas” já esperavam da Globo; é também o que se 
vê nas falas dos que julgam que a edição do debate 
Collor × Lula refletiu a verdade, ou seja, refletiu uma 
partida que teria sido desequilibrada, com o primeiro 
vencendo o segundo por 3 a 0.

Destacam-se, ainda, algumas descontinui-
dades, ao compararem-se os depoimentos dos pro-
prietários na época de cada um dos acontecimentos 
e o conjunto de textos ora apresentado pelas publi-
cações do Memória Globo. Roberto Marinho, em 
1990, tornou públicas algumas de suas concepções 
sobre o alcance de suas empresas, no que se refere 

próprio debate eleitoral são referidos de modo 
que não se contesta a ideia segundo a qual a 
performance no ‘palco’ televisivo seja sinônimo 
de capacidade para cumprir um programa de 
governo. No discurso corrente, sair-se bem nos 
60 minutos de um debate ao vivo, acabou adqui-
rindo importância decisiva, como se o candidato 
ao governo se candidatasse ao papel de ator, num 
programa de calouros. Como se a eficácia de uma 
plataforma política fosse redutível à aparição de 
seu representante na tela da TV. Essa concepção 
indicaria, segundo nos parece, o triunfo dos crité-
rios de linguagem e enquadramento da reportagem 
televisiva sobre a cultura política. Essa concep-
ção não se esgota nos produtores de jornalismo; 
alcança e influencia as lideranças político partidá-
rias. Segundo registra o site do Memória Globo, 
representantes do PT teriam avaliado que Lula 
não tinha “ido bem” no debate:

O PT chegou a mover uma ação contra a 
emissora no Tribunal Superior Eleitoral. O 
partido queria que novos trechos do debate 
fossem apresentados no Jornal Nacional antes 
das eleições, como direito de resposta, mas 
o recurso foi negado. Em frente à sede da 
Rede Globo, no Rio de Janeiro, atores da 
própria emissora, junto com outros artistas e 
intelectuais, protestaram contra a edição. No 
entanto, a própria liderança do PT, apesar de 
não admitir a derrota, reconheceu que Lula 
não se saíra bem no confronto com Collor 
(DEBATE ENTRE CANDIDATOS À 
PRESIDÊNCIA, 1989).

A partir de 1989, a Globo definiu, enfim, 
para além da ênfase numa candidatura, quais os 
parâmetros a serem usados para desqualificar ou 
eleger um chefe de Estado: a boa aparição no vídeo, 
a imagem associada a padrões impostos de beleza 
física ou bons modos de vestir-se e apresentar-se, a 
forma e impostação ao falar (a de Collor, suposta-
mente mais firme), substituindo todos os complexos 
elementos envolvidos numa escolha do mandatário 
da Nação. E a assimilação passiva de tais critérios 
revela em que medida se está impregnado pela ótica 
imposta pela “era da TV”: sem questionamen-
tos ao fato de que realidade e imagem televisiva 
podem confundir-se entre si, mas nem sempre se 
correspondem.



Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 22, p. 189-199, maio/ago. 2009

A redemocratização brasileira sob o polêmico enfoque das publicações do Projeto Memória Globo 197

Sé, em 25 de janeiro de 1984. O texto publicado a 
respeito pelo Projeto Memória Globo possui força, 
é convincente, principalmente porque, ao divulgar a 
íntegra da matéria que foi ao ar no dia do importante 
comício, deixa entrever que, a despeito da escalada – 
em que era omitido completamente o comício – estava 
presente na notícia a natureza política do evento. No 
entanto, chama atenção a necessidade dos autores do 
texto em justificar a fusão entre aniversário e comí-
cio. Do ponto de vista do jornalismo, a hierarquia 
de importância dos dois eventos é clara: o comício 
era o acontecimento mais relevante no momento, 
no País, pela dimensão política e pela repercussão 
popular que vinha tendo. É fato que a data especial 
favorecia e tornava emblemática a manifestação polí-
tica. Mas é indefensável, jornalisticamente falando, 
que se misturem as duas notícias tal como se fez na 
fatídica edição do Jornal Nacional.

Não se pode dizer, a rigor, que os depoi-
mentos que as publicações do Projeto Memória 
Globo trazem à tona sejam mentirosos. Mas eles 
distorcem a realidade. Nos diversos exemplos que 
procuramos debater (das “Diretas Já”, da edição do 
debate entre presidenciáveis e sobre o afastamento 
de Collor da presidência), ao recontar o ocorrido, 
as publicações do Projeto Memória Globo descon-
textualizam e tentam tornar factual e episódico algo 
que foi característico na atuação da emissora ao 
longo das décadas: a forte presença da opinião dos 
proprietários da emissora nas edições jornalísticas, 
imprimindo-lhes um tom invariavelmente conserva-
dor. Os fatos aparecem isolados da respectiva esfera 
histórica que os envolvia; tratados como se fossem 
meros fenômenos ligados a técnicas de reportagem 
ou de edição, os acontecimentos e suas implicações 
imediatas têm importância reduzida. E passam, no 
máximo, para o terreno dos erros individuais ou 
cotidianos. Porém, ao se recorrer às situações espe-
cíficas em que ocorreram, verifica-se que, ao serem 
revisitados e recontados na forma de memória do 
telejornalismo, os episódios receberam grosseira 
despolitização. Há uma estratégia discursiva que os 
descola dos processos políticos em que se inseriam, 
relativizando o caráter manipulador que a edição 
jornalística pode engendrar.

Ainda do ponto de vista das práticas jor-
nalísticas, nas situações analisadas nota-se que a 
versão atual da emissora, em comparação ao que 
fora declarado à época dos respectivos aconteci-
mentos, é mais autocomplacente. O que se admitia, 

ao poder do jornalismo. Em entrevista que concedeu 
pouco depois da eleição de Collor de Mello, o dono 
das Organizações Globo, embora não manifestasse 
esforços em demonstrar independência dos governos 
civis que se sucederam – ao contrário, revelava até 
mesmo certa arrogância, ostentando o seu poder 
de influência nos rumos do país –, foi cauteloso ao 
responder sobre se usava seu poder e o que achava 
melhor para o Brasil. Respondeu enfatizando sua 
colaboração ao País:

[...] eu só usei o poder nesse terreno opinativo no 
‘Globo’; em declarações e discursos eu uso essa 
colaboração – que eu considero modesta para 
o país. Você vê que a Rede Globo não é polí-
tica, embora os jornais da Rede Globo tenham 
uma repercussão muito grande e uma forma de 
opinar. Não opinar mostrando o melhor, opinar 
em favor de determinados indivíduos, mas na 
melhoria e no aprimoramento e engrandeci-
mento do país (ECHEVERRIA, 1990). 

Note-se a ênfase na afirmação de que, 
no que se refere à Rede Globo, não se pretendia 
atuar em favor de determinados indivíduos, mas 
mostrar o que era melhor para o País. Em suma: 
exercer jornalismo abertamente opinativo, porém, 
supostamente apoiado nas regras do jogo demo-
crático, de forma ampla e independentemente de 
performance momentânea de um candidato num 
debate. Contudo, o que se destaca nas afirmações de 
João Roberto Marinho sobre a edição do debate de 
1989 é a justificativa de que Collor tinha ido melhor 
no debate, portanto, a edição jornalística deveria 
apontá-lo como vencedor. Cremos, então, que o 
afirmado pelo patriarca não teve efeito no critério 
de edição e/ou não influenciou as concepções do 
filho. Aqui, o mecanismo de parcialidade descola-se 
do opinativo e encontra, abertamente, o campo da 
manipulação.

A perspectiva publicitária e despolitizante 
dos conteúdos veiculados pelo Memória 
Globo

No que se refere às “Diretas”, muito da 
polêmica estabelecida se deu em torno da ‘confusão’ 
entre festa de aniversário da capital paulista e mani-
festações políticas pelas eleições diretas na Praça da 



Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 22, p. 189-199, maio/ago. 2009

FANTINATTI, M.198

REFERÊNCIAS

BIAL, P. Roberto Marinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 
2004. 

BONNER, W. Jornal Nacional: modo de fazer. Rio de 
Janeiro: Globo, 2009.

BUCCI, E. Brasil em tempo de TV. São Paulo: 
Boitempo, 1996.

CONTI, M. S. Notícias do Planalto. São Paulo: 
Companhia das Letras, 1999.

COTES, C.; KYRILLOS, L.; FEIJÓ, D. Voz e corpo 
na TV: a fonoaudiologia a serviço da comunicação. São 
Paulo: Globo, 2003.

DEBATE ENTRE CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA. 
1989. Disponível em: <http://www.memoriaglobo.globo.
com/Memoriaglobo/0,27723,5274,00.html>. Acesso 
em: 21 jun. 2009.

ECHEVERRIA, R. Entrevista - Roberto Marinho. O 
Estado de S. Paulo, São Paulo, 5 maio. 1990. Caderno 
2, p. 4-5.

FANTINATTI, M. M. C. M. A nova Rede Globo: 
trabalhadores e movimentos sociais nas telenovelas de 
Benedito Ruy Barbosa. 2004. 340 f. Tese (Doutorado 
em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências 
Humanas, Campinas, 2004.

            . Comunicação de massa e poder político: o atual 
discurso da Rede Globo revelando seu empenho por uma 
nova imagem. In: BEZZON, L. (Org.). Comunicação, 
política e sociedade. Campinas: Alínea, 2005.

Jornal Nacional: a notícia faz história. Rio de Janeiro: 
Jorge Zahar, 2004. 

HALL, S. Encoding and decoding in television discourse. 
In: HALL, S. et al. (Ed.). Culture, media, language. 
London: Hutchinson, 1980.

            . A identidade cultural na Pós-Modernidade. 
Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

KAMEL, A. A Globo não fez campanha; fez bom jor-
nalismo. O Globo, 24 set. 2003. 

MARTÍN-BARBERO, J.; REY, G. Os exercícios do ver: 
hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Ed. 
SENAC, 2001.  

em alguma medida, como possível equívoco, por 
temor à ditadura, agora aparece como reafirmação de 
qualidade jornalística; como sinônimo de suposta 
imparcialidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Atualmente, ampliaram-se as preocupações 
da Rede Globo com a paulatina perda de pontos de 
audiência no chamado horário nobre (que envolve 
o Jornal Nacional). As preocupações com a imagem 
se intensificaram na última década e é recorrente o 
discurso relacionado aos governos militares, bus-
cando demonstrar independência e exibir os supostos 
prejuízos sofridos com a censura (FANTINATTI, 
2005). A emissora talvez já não possa deixar de se 
posicionar claramente, defendendo sua imagem, 
quando necessário, diante de críticas que ameacem 
a sua credibilidade.

Ocorre que, ao mencionar fatos que moti-
varam críticas no passado – às quais ela talvez não 
tenha respondido imediatamente – ela o faz sob o 
peso das distorções dos fatos que procura evidenciar. 
Torna-se necessário lembrar que, para grande parte 
do seu público e/ou leitor das obras do Projeto 
Memória Globo, muitos desses acontecimentos 
históricos são pouco explorados e conhecidos. 
Assim, cabe reiterar o clima político da fase final 
da ditadura militar e início da Nova República, 
para esclarecer o papel desempenhado pela Globo. 
Deixar de mostrar ao público as mobilizações de 
1984 pelas "Diretas Já" relaciona-se harmônica e 
diretamente aos compromissos recíprocos entre 
a Globo com os governos militares, no poder na 
época. Do mesmo modo, a edição do debate de 
1989, que antecipava a vitória de Collor, foi apenas 
corolário da preferência dos proprietários da Globo 
por aquela candidatura, e do seu temor a que partidos 
de esquerda se aproximassem do poder. Esses fatos 
traduziram coerentemente, cada um a seu tempo, 
as efetivas relações que a Globo mantinha com os 
respectivos setores antipopulares envolvidos: sin-
tonizada tanto com os militares contra as eleições 
diretas, no primeiro caso, quanto com as elites que 
apoiavam a candidatura de Collor, no segundo. A 
despeito de qualquer livro de história sob encomenda 
que se publique, em qualquer época.



Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 22, p. 189-199, maio/ago. 2009

A redemocratização brasileira sob o polêmico enfoque das publicações do Projeto Memória Globo 199

MEMÓRIA DE ROBERTO MARINHO. Revista 
Época, Rio de Janeiro, n. 273, 11 ago. 2003. Disponível 
em: <http://revistaepoca.globo.com/Época>. Acesso 
em: 27. jun. 2009.

PADIGLIONE, C. Caso diretas já foi ‘censura dupla’, 
diz Boni. Agência Estado, 30 dez. 2005. Disponível em: 
<www.agenciaestado.com.br>. Acesso em: 27. jun. 2009.

PATERNOSTRO, V. Í. O texto na TV: manual de tele-
jornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

STOREY, J. Cultural theory and popular culture. 
Athens: The University of  Georgia Press, 1993.

Recebido: 27/07/2009
Received: 07/27/2009 

Aprovado: 18/10/2009
Approved: 10/18/2009 

Revisado: 08/01/2009
Reviewed: 01/08/2009 




