Para não figurarmos como produtos de fábrica: Schopenhauer, Nietzsche e as noções de “caráter adquirido” e de “tornar-se o que se é”

Autores

  • Vilmar Debona

DOI:

https://doi.org/10.7213/estudosnietzsche.04.002.AO.02

Palavras-chave:

Schopenhauer, Nietzsche, Caráter adquirido, Tornar-se o que se é, Autenticidade

Resumo

No presente artigo procuro analisar a hipótese segundo a qual, nãoobstante as significativas diferenças de horizontes entre Schopenhauer eNietzsche quando estes tratam da questão da busca por um “si mesmo”,as suas noções de caráter adquirido e de tornar-se o que se é podem serconsideradas duas expressões similares para uma abordagem da autenticidade.A partir da definição schopenhaueriana de caráter adquirido e de passagens da Terceira Extemporânea e de Ecce Homo, argumento quetal similaridade pode ser mais produtiva caso a consideremos a partirdo que indico como possíveis definições negativas do caráter adquiridoe do tornar-se o que se é. Ou seja, não a partir do que teríamos comoconteúdo positivo de um caráter “adquirido” e do “que se é” comoresultado de um “tornar-se”, mas a partir daquilo em relação a queambos os pensadores indicam que precisamos nos desgarrar em vistade tornarmo-nos “nós mesmos”.

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Publicado

2013-11-23

Como Citar

Debona, V. (2013). Para não figurarmos como produtos de fábrica: Schopenhauer, Nietzsche e as noções de “caráter adquirido” e de “tornar-se o que se é”. Estudos De Nietzsche, 4(2). https://doi.org/10.7213/estudosnietzsche.04.002.AO.02

Edição

Seção

Artigos