A terra e o sonho americano: sustentabilidade e suas dimensões

Autores

  • Daniel Ricardo Augusto Wood Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • Viviane Coêlho De Séllos-Knoerr Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.05.001.AO04

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Ética, Sonho Americano

Resumo

No texto que se segue, trata-se de discorrer a respeito da necessidade presente de permanente sensibilização quanto aos preceitos que levam à ideia de sustentabilidade, com base na No texto que se segue, trata-se de discorrer a respeito da necessidade presente de permanente sensibilização quanto aos preceitos que levam à ideia de sustentabilidade, com base na ética do desenvolvimento sustentável e no princípio constitucional da sustentabilidade. Vale dizer, é preciso ter em mente o fato de que, quando se fala de ética, com relação ao desenvolvimento sustentável, é questão de perceber a relação histórica que existe entre a falta de ética e o progressivo dispêndio de recursos naturais, num descaso não apenas com a natureza, mas com o próprio ser humano, de modo que chegou-se a essa situação de absoluta necessidade em que não preservar nem lutar por uma renovação dos recursos, com atenção para a multidimensionalidade da sustentabilidade, tem sérias implicações que podem levar à extinção da espécie humana. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Ricardo Augusto Wood, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, com Pós-graduação em Psicologia Analítica pela PUC-PR, e Bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, advogado, professor na Graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR-Brasil.

Viviane Coêlho De Séllos-Knoerr, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Direito do Estado, com ênfase em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo – PUC/SP, Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialista em Direito Processual Civil pela PUC/CAMP.
Atualmente é professora e coordenadora do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA, pesquisadora científica e líder do grupo de pesquisa “Cidadania Empresarial”, certificados no CNPq, Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI, Curitiba, PR-Brasil.

Referências

ALTHAUS, I.G.; ALBERTO, T.G. P.; WINTER, L. A. C.(Org.). Direito Econômico e Desenvolvimento.1. ed. Curitiba: Juruá, 2012.

AMARAL, P. H. do. Direito Tributário Ambiental. São Paulo: RT, 2007.

BARONI, M.. Ambigüidades e Deficiências do Conceito de Desenvolvimento Sus-tentável. Revista de Administração de Empresas da FGV, pp. 14-24, abr./jun. 1992. Disponível em: <http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901992000200003.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2012.

BECK, U. Sociedade de Risco: Rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Ed. 34, 2010.

BRUNDTLAND, G. H.. Environment and Development: a Creative Challenge. Dis-ponível em: <http://www.regjeringen.no/upload/SMK/Vedlegg/Taler%20og%20artikler%20av%20tidligere%20statsministre/Gro%20Harlem%20Brundtland/1986/Sir_Peter_Scott_Lecture.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2012.

DERANI, C. Direito Ambiental Econômico. São Paulo: Saraiva, 2001.

FREITAS, J. Sustentabilidade: Direito ao Futuro. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

GABARDO, E.; BACELLAR FILHO, R. F.; HACHEM, D. W. (Org.). Globalização, Direi-tos Fundamentais e Direito Administrativo: novas perspectivas para o desenvol-vimento econômico e socioambiental:Anais do I Congresso da Rede Docente Eurolatinoamericana de Direito Administrativo. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

GOMES, E. B.(Org.) ; BULZICO, B. (Org.) . Desenvolvimento,Democracia e Digni-dade da Pessoa Humana.IJUI: UNIJUI, 2011.

GRAU, E. R. A Ordem Econômica na Constituição de 1988.14. ed.rev.e atual. São Paulo: Malheiros, 2010.

KNOERR, F. Direito econômico: falência do liberalismo. Folha Acadêmica do Cen-tro Acadêmico Hugo Simas da UFPR, 1993.

SELLOS, V. (Org.) ; OPUSZKA, Paulo Ricardo(Org.) .Fundamentos Econômicos do Direito Empresarial e Impactos S. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Clássica, 2012. v. 1.

Internet Movie Database (IMDB). Earth and the American Dream.Disponível em: <http://www.imdb.com/title/tt0289172/>. Acesso em: 21 jul. 2012.

Internet Movie Database (IMDB). Earth and the American Dream: Awards. Dis-ponível em: <http://www.imdb.com/title/tt0289172/awards>. Acesso em: 21 jul. 2012.

Internet Movie Database (IMDB). Earth and the American Dream: Reviews. Dis-ponível em: <http://www.imdb.com/title/tt0289172/reviews>. Acesso em: 21 jul. 2012.

VILLATORE, M. A. C.; HASSON, R.Sustentabilidade: O Vetor Social. LTr. Suplemen-to Trabalhista, v. 44, p. 023-027, 2008.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Como Citar

Wood, D. R. A., & Coêlho De Séllos-Knoerr, V. (2014). A terra e o sonho americano: sustentabilidade e suas dimensões. Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 5(1), 75–90. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.05.001.AO04

Edição

Seção

Artigos