A reforma trabalhista como consequência da necessidade de flexibilização das relações de trabalho diante da evolução da sociedade

Autores

  • Alexander Perazo Nunes de Carvalho Centro Universitário Christus (Brasil)
  • Abimael Clementino Ferreira de Carvalho Neto Universidade de Fortaleza (Brasil)
  • Henrique Andrade Girão Centro Universitário Christus (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i3.18546

Palavras-chave:

reforma trabalhista, evolução das relações de trabalho, prevalência do negociado sobre o legislado, flexibilização da legislação do trabalho, livre iniciativa x protecionismo ao trabalhador.

Resumo

O direito do trabalho surgiu de uma necessidade imperiosa de regulação das relações de subordinação dos vendedores de mão de obra e os excessos decorrentes da desigualdade de forças entre os tomadores de referidos serviços, notadamente no que concernia à jornada, condições e salubridade, descanso e direitos essenciais. A partir desse cenário e de toda a evolução do quadro protecionista desenvolvido, as relações e necessidades laborais evoluíram, novas atividades e formas de prestação de serviços surgiram, além da concorrência que ampliou seu espectro e atingiu a globalização. Urge a necessidade de repensar a legislação trabalhista e readequá-la à realidade cogente, flexibilizando determinadas máximas e mitigando outras, restabelecendo o necessário equilíbrio e a oferta de empregos. Esse é o contexto justificador da reforma trabalhista, tendo o presente artigo o escopo de, ainda que de forma sucinta, verificar o atingimento desse clamor socioeconômico e possíveis lacunas ainda existentes ou não atendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexander Perazo Nunes de Carvalho, Centro Universitário Christus (Brasil)

Professor do Mestrado Acadêmico do Centro Universitário Christus (Fortaleza-CE, Brasil) e da Graduação da Universidade de Fortaleza, da Unichristus (Fortaleza-CE, Brasil) e da Faculdade Luciano Feijão (Sobral-CE, Brasil). Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Professor Visitante da Universidade Potiguar. Assessor Jurídico-Chefe da Procuradoria de Justiça Militar da União. E-mail: [email protected]

Abimael Clementino Ferreira de Carvalho Neto, Universidade de Fortaleza (Brasil)

Mestrando em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza (Fortaleza-CE, Brasil). Professor Assistente do Centro Universitário Christus. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Unichristus. Advogado. E-mail: [email protected]

Henrique Andrade Girão, Centro Universitário Christus (Brasil)

Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário Christus (Fortaleza-CE, Brasil). Advogado. E-mail: [email protected]

Referências

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho: Decreto Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm>. Acesso em: 23 ago. 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 25 ago. 2017.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2018.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Súmula 364. Disponível em: <http://www3.tst.jus.br/jurisprudencia/Sumulas_com_indice/Sumulas_Ind_351_400.html#SUM-364>. Acesso em: 22 ago. 2017.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Súmula 423. Disponível em: <http://www3.tst.jus.br/jurisprudencia/Sumulas_com_indice/Sumulas_Ind_401_450.html#SUM-423>. Acesso em: 22 ago. 2017.

CARLI, Vilma Maria Inocêncio. A Flexibilização dos contratos de trabalho. Campinas: Editora Distribuidora, 2005.

CAVALCANTI, Lygia Maria de Godoy Batista. A Flexibilização do Direito do trabalho no Brasil: desregulamentação ou regulamentação anética do mercado? São Paulo: LTr, 2008.

MARTINS, Antero Arantes. A oposição entre a flexibilização e o princípio da norma mais favorável ante a crise de efetividade do Direito do Trabalho brasileiro. Revista da Amatra II, n° 7, p. 5-12, out. 2002.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciação ao Direito do Trabalho. 34. ed. São Paulo: LTr, 2009.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Nunes de Carvalho, A. P., Ferreira de Carvalho Neto, A. C., & Andrade Girão, H. (2017). A reforma trabalhista como consequência da necessidade de flexibilização das relações de trabalho diante da evolução da sociedade. Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 8(3), 49–66. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i3.18546

Edição

Seção

Dossiê