Interação universidade e escola: uma colaboração entre ações e discursos

Autores

  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS - Brasil.
  • Catia Piccolo Viero Devechi Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF - Brasil.
  • Amarildo Luiz Trevisan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS03

Resumo

Considerando que a interação entre a universidade e a Escola Básica é fundamental tanto à organização quanto à qualificação do sistema educacional, realizamos uma pesquisaqualitativa com 20 escolas municipais urbanas do município de Rio Grande (RS), com o objetivo de investigar e compreender a efetividade das atividades universitárias (ensino, pesquisa e extensão), no que se refere à promoção e ao fortalecimento das interações entre as instituições. Destacam-se as atividades vinculadas ao Pibid, ao Observatório da Educação, à extensão, aos estágios supervisionados e à pesquisa na graduação e na pós-graduação. A partir das compreensões sobre essas atividades, buscamos discutir, balizadas nos propósitos habermasianos, as possibilidades de continuidade entre saberes pragmáticos e saberes epistemológicos, no sentido de um melhor desempenho da aprendizagem diante das reivindicações de melhoria da interação entre escola e universidade. 

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Publicado

2014-07-12

Como Citar

Tauchen, G., Piccolo Viero Devechi, C., & Trevisan, A. L. (2014). Interação universidade e escola: uma colaboração entre ações e discursos. Revista Diálogo Educacional, 14(42), 369–393. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS03