Revista Diálogo Educacional https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional <p><span>A </span><em>Revista Diálogo Educacional </em><span>é uma revista com publicação trimestral de artigos científicos originais, destinados à área da Educação, focalizando formação de professores e pensamento educacional brasileiro, direcionada aos pesquisadores de áreas afins. Vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.</span></p> pt-BR <p>O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:</p><p> </p><ol><li>Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.</li><li>Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.</li><li>A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:</li></ol><ul><li>Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.</li><li>Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.</li><li>Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.</li><li>Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.</li><li>Traduzir para qualquer idioma.</li><li>Incluir em fonograma ou produção audiovisual.</li><li>Distribuir.</li><li>Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.</li><li>Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.</li><li>Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.</li><li>Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;</li><li>Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.</li><li>Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas. </li></ul><ol><li>Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.</li><li>Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.</li><li>A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.</li><li>Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.</li><li>O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.</li></ol> [email protected] (Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira) [email protected] (Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira) Wed, 13 Mar 2024 11:44:26 -0300 OJS 3.3.0.14 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Los materiales como posibilidad de un tercer espacio productor de interculturalidad en la Universidad Intercultural del Estado de Hidalgo (UICEH) https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/29917 <p>A Universidade Intercultural do Estado de Hidalgo (UICEH) foi fundada em 2012 e está localizada no município de Tenango de Doria Hidalgo, no México. Dentro do modelo de universidades interculturais que rege estas Universidades Interculturais (UIS) está estabelecido que este tipo de Instituições deve incorporar o conhecimento das comunidades indígenas onde elas afetam, neste caso a UICEH localizada na Região Otomí-Tepehua foi entregue ao tarefa de produzir diferentes materiais que incorporem tanto o conhecimento indígena quanto o ocidental. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados de uma investigação de um material intitulado: “Diálogo de saberes. Comunidades indígenas e estudantes universitários”, cujo objetivo principal foi analisar como através do material do “Diálogo de saberes, comunidades indígenas e estudantes universitários” foi construído um terceiro espaço produtor de interculturalidades para os alunos da UICEH. Para a elaboração desta pesquisa, as metodologias utilizadas foram a etnografia digital e a dupla reflexividade.<br>Entre alguns dos resultados obtidos, constatou-se que os alunos vivenciaram processos de reflexividade na produção desse material, o que lhes permitiu captar uma interculturalidade a partir dos saberes de seus territórios, mas vinculados aos saberes universitários, engajando-se assim em “diálogos de vivendo" e se posicionando ética e politicamente. Além disso, essa experiência de produção de materiais como um "terceiro espaço que produz reflexividades e interculturalidades" poderia ser uma forma de gerar "terceiros espaços confortáveis" para que os alunos da UICEH aprendam a negociar diversas aprendizagens e reflexividades, especialmente aquelas vinculadas ao resgate comunitário e indígena.&nbsp;conhecimento.</p> Dalia Peña Islas, Peri Mesquida Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/29917 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Da dialética entre trabalho pedagógico pesquisado e realizado https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30522 <p>A pesquisa se debruça sobre a biografia acadêmica de Liliana Soares Ferreira. A Professora, atualmente vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, como professora titular, possui uma vasta contribuição no ensino, na pesquisa e extensão, bem como descreveu um(uma) conceito(categoria) de trabalho pedagógico, retroalimentando a comunidade acadêmica na produção do conhecimento na contemporaneidade. Para tanto, objetivou-se narrar e refletir sobre a trajetória na produção acadêmica, da pesquisadora em Educação brasileira, Liliana Soares Ferreira. Desenvolveu-se o estudo teórico-metodologicamente, como uma espécie de metaexplicação, com base na Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), a partir das técnicas da pesquisa bibliográfica e da análise documental. A pesquisa bibliográfica se ocupou de autores(as) que estudam as temáticas abordadas neste artigo e da produção científica da Professora; a documental foi realizada com a análise do currículo da autora na Plataforma Lattes, visualização dos movimentos de sentidos das categorias por ela desenvolvidas, sobretudo, “trabalho pedagógico”, nos textos publicados entre 2019 e 2023. Como técnica de análise dos dados produzidos, aplicou-se a própria AMS. Constata-se, ao narrar e analisar a biografia acadêmica de Liliana, que a pesquisadora elaborou o(a) conceito(categoria) trabalho pedagógico e, a partir dele(a), identificou-se alguns sentidos da dialética entre o trabalho pedagógico pesquisado e o trabalho pedagógico realizado, cujos movimentos entremeados justificam e potencializam a sua trajetória, na (com)vivência com outras(os) sujeitos.</p> Ana Sara Castaman Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30522 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Desenvolvimento de metodologias e estratégias ativas de ensino com tic na formação de professores para o Ensino Superior https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30378 <p>Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que investigou a utilização de metodologias e estratégias ativas com uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino superior, com base em duas categorias de análise: contribuições para a prática docente e possibilidades vislumbradas com o uso das TIC. A abordagem utilizada envolveu estudo de caso no componente curricular Metodologias do Ensino Superior com TIC (MESTIC), desenvolvida no Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os resultados alcançados indicam que o componente curricular ampliou as experiências com práticas docentes, vinculada a utilização das TIC para a formação dos estudantes. Outro resultado foi a ampliação de possibilidades virtuais para o exercício da docência como forma de ressignificar metodologias e estratégias educacionais e a aquisição de recursos tecnológicos para desenvolvimento do trabalho docente.</p> Otávio Augusto de Oliveira Cardoso, Luis Paulo Leopoldo Mercado Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30378 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 A escolaridade dos pais dos estudantes da educação de jovens e adultos em debate https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30474 <p>O propósito do texto é analisar a relação do nível de escolaridade dos pais dos estudantes matriculados na educação de jovens e adultos e as possíveis influências reveladas no processo de retorno às salas de aula da modalidade. A abordagem intergeracional e interdisciplinar dessa discussão, desperta interesse de entender se existe [ou não] relação entre a escolaridade dos pais com a situação dos estudantes, os quais, por razões diversas, deixaram de dar continuidade aos estudos na idade esperada, mas retornaram às salas de aula em busca de aprendizagem, formação e certificação escolar. A base teórica procede de Bourdieu (2003), DaMatta (2002), Castel (2010), Freire (1987) e Escóssia (2021) cujos processos de formação escolar e humana passam pela força do papel com a certificação e a apreensão dos conhecimentos como instrumentos de emancipação do indivíduo. A pesquisa qualitativa, do tipo participante, permitiu a interlocução feita <em>in loco</em>, com 33 (trinta e três) estudantes do ensino fundamental de uma escola pública, da EJA, no interior do estado do Ceará, em conversas gravadas em áudio, com base em três perguntas que pautaram a análise nas falas dos estudantes-respondentes. Diante dos achados no estudo, foi possível verificar a necessidade de superação das histórias familiares de insucesso escolar conduzidas a uma não repetição dessa trajetória intergeracional; a prospecção de um futuro possível mediante a certificação alcançada na conclusão da etapa escolar e, por fim, as chances de mobilidade social prometida com a certificação, convertida em melhores oportunidades profissionais associadas à transformação social.</p> Luís Carlos Ferreira Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30474 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Algumas considerações sobre o Philosophiae Doctor e o plágio acadêmico https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30593 <p>A integridade, boas práticas e condutas na pesquisa se constituem, hodiernamente, cada vez mais arraigadas e integrantes de uma atitude acadêmica responsável. No lócus acadêmico uma pesquisa de doutorado, por exemplo, não pode prescindir de fatores de ordem do ineditismo e que asseveram uma pesquisa original. Nesses termos, o presente trabalho discute a noção de plágio, sem negligenciar elementos de gênese e evolução ao decurso dos últimos séculos e novas políticas de prevenção científica. Ademais, atendo-se ao exame do papel do <em>Philosophiae Doctor (PhD)</em>, discute também novas modalidades emergentes de pesquisa, como, por exemplo, o caso do <em>(PhDP</em>) por publicação. Finalmente, o trabalho ampara uma compreensão não trivial entre categorias emergentes de manifestação do plagio, diante de relações acadêmicas não estáticas e características de uma pesquisa de doutorado.</p> Francisco Regis Vieira Alves Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30593 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 A inclusão perversa https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30608 <p>A crise sanitária e humanitária causada pela pandemia de COVID-19 no Amazonas teve impactos significativos em diversos setores da atividade humana, incluindo o campo educacional. Neste estudo, foi realizada uma análise sobre como a desigualdade socioeconômica, os desafios geográficos e as deficiências nas políticas públicas de acesso e permanência afetaram os jovens universitários no interior do estado durante o período pandêmico. O estudo contou com a participação de 143 universitários, com idades entre 18 e 44 anos (média de 23,5; desvio padrão de 5,1), sendo 58,7% mulheres cisgênero e 40,5% homens cisgênero. Em relação à raça, 67,1% se autodeclararam pardos e 19% indígenas. Os resultados evidenciaram as dificuldades decorrentes das condições geográficas, socioeconômicas e psicossociais enfrentadas pelos estudantes durante a pandemia. Essas dificuldades revelam mecanismos sutis presentes na dinâmica de inclusão/exclusão, desencadeando sentimentos de ansiedade, depressão e desafios para lidar simultaneamente com os efeitos da pandemia e o ensino remoto. Conclui-se, portanto, que é fundamental estar atento às armadilhas da exclusão, a fim de evitar uma inclusão perversa e a perpetuação do status quo de opressão, invisibilidade, reprodução e agravamento das desigualdades sociais no Amazonas. É necessário empreender esforços contínuos para a constituição de uma educação na região amazônica promotora de justiça social.</p> Fábio Gomes, Marck Torres, Valter Luciano Villar Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30608 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 A criatividade na performance pedagógica do tutor https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30790 <p>Inserido no contexto da Educação a Distância, este estudo aborda o tema da criatividade na performance pedagógica de um grupo de tutores de cursos de pós-graduação, em nível de Especialização, da Universidade Aberta do Brasil. Em relação ao problema de pesquisa, questiona-se como o tutor potencializa o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem criativo. Como objetivo, buscou- se compreender quais são os princípios da performance pedagógica do tutor que potencializam o ensino-aprendizagem de modo que seja criativo. O referencial teórico deste estudo está embasado nos componentes da criatividade, propostos por Nikerson, Perkins e Smith (1997), nos Estudos da Performance, em relação aos termos da realização da performance, apresentados por Schechner (2006), e no conceito de performance docente, desenvolvido por Malmann (2008). Em termos metodológicos, desenvolveu-se um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo montante de dados foi analisado mediante as etapas da unitarização, da categorização e do novo emergente, pertencentes à Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). Como resultado, obteve-se cinco categorias de pesquisa, das quais este artigo destaca a da criatividade. Conclui-se que a criatividade é um princípio potencializador do ensino-aprendizagem criativo pelo fato de representar o desenvolvimento de ações e estratégias pedagógicas que caracterizam a performance do tutor como invenção pedagógica.</p> Rogério Tubias Schraiber, Elena Maria Mallmann Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30790 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Formação continuada de professores enquanto lócus para avaliação de produto educacional https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30895 <p class="Resumo">O presente trabalho parte da premissa de que os professores que atuam na Educação Básica podem desempenhar o papel de receptores e avaliadores dos produtos educacionais (PEs) em fase de desenvolvimento. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar um PE com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CSTA) por professores de Química em formação continuada. Trata-se de uma sequência didática (SD), sobre o objeto de conhecimento tabela periódica, elaborada considerando os parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA. A etapa de avaliação desse PE, realizada no contexto de um curso de formação continuada, contou com a participação de sete professoras da rede estadual de ensino do Paraná. Utilizando questionários como instrumento de coleta de dados, realizaram-se 13 questões agrupadas em três categorias, que se relacionam com o uso da abordagem CTSA e percepções quanto à presença de parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA na SD. Ficou evidente, a partir das respostas das professoras, que, ao explorar o artefato tecnológico smartphone, utilizando a abordagem CTSA, o ensino do objeto de conhecimento tabela periódica poderá ser melhor compreendido e valorizado pelos estudantes da Educação Básica. Quanto à presença dos parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA, as participantes pontuaram que os recursos e as ferramentas apresentados na SD contribuem para alcançar os objetivos elencados para cada uma das unidades propostas. Ao final da pesquisa, destacamos a importância de considerar os professores da Educação Básica para além de potenciais usuários dos PEs, incluindo-os como agentes ativos nas etapas de implementação e avaliação de PEs.</p> Marco Aurelio Soares Fragoso, Josmaria Lopes de Morais, Adriano Lopes Romero Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30895 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Aspectos das culturas escolares da escola primária em Brasília nas colunas de Yvonne Jean (1962-1964) https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30888 <p>O artigo, de caráter historiográfico, tem por objetivo investigar alguns aspectos das culturas escolares da escola primária em Brasília entre os anos de 1962 e 1964, tomando por fontes os textos publicados pela jornalista Yvonne Jean no jornal <em>Correio Braziliense</em>. Em termos metodológicos, foram lidas as colunas assinadas por ela ao longo dos anos 1960, selecionando-se aquelas que faziam referência às culturas escolares nas escolas primárias de Brasília. Com base nessa seleção, formou-se um banco de dados temático dentro do qual, em função dos limites deste artigo, são destacados dois aspectos das culturas escolares: a formação docente e os clubes escolares. No que toca à formação de professores, observou-se que nos primeiros anos de funcionamento do sistema de ensino de Brasília, o governo do Distrito Federal, por meio de sua Fundação Educacional e servindo-se de parcerias celebradas pelo INEP com órgãos internacionais, ofereceu à suas docentes primárias, ao menos, duas oportunidades formativas: o curso do projeto número 1 da UNESCO e os cursos do PABAEE. Já os clubes escolares constituíram-se, naqueles momentos fundantes da escola primária em Brasília, em táticas adotadas por professoras e alunos para atingirem uma das finalidades da estratégia representada pela proposta de Anísio Teixeira para o ensino da capital: a socialização dos educandos. Por fim, ao enfocar esses aspectos das culturas escolares em suas colunas, a jornalista Yvonne Jean ajudava a dar visibilidade, para seus leitores, das iniciativas que se vinham tomando para a materialização do projeto educativo pensado para a nova capital.</p> Juarez José Tuchinski dos Anjos Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30888 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Conhecimento como criação https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30845 <p class="p1"><span class="s1">O presente ensaio propõe a hipótese de que, no contexto educacional, fundamentos anti-cartesianos sobre conhecimento oferecem possibilidades de subversão de tecnologias para arrefecimento das estruturas de opressão, controle e dominação. A partir de metodologia de revisão bibliográfica o ensaio relaciona assuntos como ciência cognitiva e estudos decoloniais para pensar<span class="Apple-converted-space">&nbsp; </span>dois casos de tecnologias educacionais e suas implicações políticas. Para alcançar esses objetivos o texto articula-se em três partes. A primeira delas descreve a noção de conhecimento, fundamento para quaisquer discussão sobre aprendizagem ou ensino, no contexto da área de ciência cognitiva. A etapa seguinte discute a relação entre ferramentas educacionais de tempos diferentes e seus fundamentos conceituais cartesianos enquanto definidores de suas políticas e histórias de uso. Uma terceira parte encaminha relações e conclusões sobre possibilidades de subversão da ordem colonizadora. Nessa etapa apresenta-se um caminho de emancipação por meio da desobediência e da criação de formas de utilizar ferramentas educacionais para narrar as próprias histórias na periferia do capitalismo.</span></p> André Oliveira Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30845 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Formação de professores em cursos normais superiores https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30971 <p>O artigo teve por objetivo analisar a produção científica acerca da formação de professores em cursos normais superiores, no intuito de elencar o que vem sendo produzido nessa área, averiguar a evolução e as características das pesquisas e identificar recorrências e lacunas pertinentes a temática. A pesquisa foi realizada na modalidade “estado do conhecimento”, com apoio em Morosini (2015) e Romanowski e Ens (2006). Sob o ponto de vista metodológico, o estudo teve caráter bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. O <em>corpus</em> de análise foi composto por produções brasileiras exportadas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O recorte temporal foi estabelecido entre 2003 e 2016, em consonância com as datas de publicação dos documentos disponíveis para consulta. No decurso da análise, emergiram duas categorias (teoria e prática pedagógica na formação de professores e formação de professores na perspectiva da história da educação e das políticas educacionais), das quais afloraram cinco subcategorias, que favoreceram a averiguação das produções selecionadas. A pesquisa permitiu refletir sobre a organização da educação no país, políticas educacionais responsáveis pela institucionalização da formação de professores e práticas pedagógicas. Os resultados demonstraram que os cursos normais superiores, em suas breves trajetórias, tiveram relevância na história da educação brasileira.</p> Eliane Küster, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30971 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Avanços da análise de conteúdo nas pesquisas em educação https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30777 <p>Este artigo discute os avanços da Análise de Conteúdo nas pesquisas educacionais, a partir de uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental que busca apresentar esta técnica, realizada com o auxílio do <em>software</em> Atlas.ti. Foram considerados dados recuperados em dois estudos desenvolvidos por um laboratório de pesquisas sobre inclusão em educação. Partiu-se do pressuposto de que a abordagem favorece as pesquisas e problematizou-se se e como um recurso tecnológico pode contribuir nas respectivas análises. Além de duas publicações, o artigo apresenta documentos desenvolvidos no processo de investigação, geradores dos resultados nos estudos. Demonstra, ainda, o percurso empreendido e propõe o uso da técnica com o auxílio do <em>software</em>, já que foi evidenciada uma maior eficácia no tratamento dos dados, o que permitiu inferências quanto aos avanços em pesquisas com essa perspectiva, embora tenham sido trazidas ressalvas quanto ao papel preponderante dos pesquisadores durante esse empreendimento.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Análise de Conteúdo; Inclusão Educacional; Informática e Educação.</p> <p>&nbsp;</p> Sandra Cordeiro de Melo, Natalia Barboza Netto, Carolina Barreiros de Lima Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30777 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Experiência dos professores universitários durante a Pandemia da Covid-19 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30785 <p>A vida dos professores universitários foi significativamente impactada pela pandemia da Covid-19, o que resultou em alteração da satisfação e estresse desses profissionais. O objetivo desta pesquisa foi analisar a produção científica, por meio de uma revisão sistemática, sobre o impacto da pandemia no bem-estar do professor universitário. Após a busca por artigos em bases de dados, critérios de exclusão foram aplicados e restaram 42 artigos científicos para análise. A maioria dos artigos científicos está escrito em inglês e advém dos Estados Unidos, assim como, possuem abordagem quantitativa. Os resultados demonstraram que houve mais, em número e intensidade, desafios e dificuldades observados do que benefícios e oportunidades. No que tange aos benefícios, novas oportunidades de colaboração em pesquisa, mais atenção à saúde, e desenvolvimento profissional do docente. A rede de apoio profissional e familiar foi citada como um benefício durante a pandemia, e quando não percebida, como uma dificuldade. No que tange aos desafios, professores precisaram reformular suas aulas, metodologias de ensino, adaptar-se às tecnologias e engajar os alunos, o que aumentou a carga de trabalho significativamente. Por fim, apresentam-se informações necessárias para que Instituições de Ensino Superior possam desenvolver políticas que ajudem os professores a enfrentarem esses desafios, em busca da manutenção ou melhoria da qualidade do ensino superior.</p> Ana Luiza Leite, Roni Costa Ferreira Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30785 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Mulheres brasileiras https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/31275 Rita Buzzi Rausch, Susana Soares Tozetto, Cristhianny Bento Barreiro, Maria João Mogarro, Alboni Dudeque Pianovski Vieira Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/31275 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Mulher brasileira e pesquisadora marcante no campo da Formação de professores https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30782 <p>A professora Marli Eliza Dalmazo Afonso de André dedicou-se, por mais de 40 anos, a estudar a educação brasileira, principalmente a formação de professores, contribuindo para a constituição desta área em um campo autônomo de estudos, deixando registros em artigos científicos, capítulos de livros, entrevistas e palestras de extrema relevância. Diante de sua vasta contribuição, este artigo teve como objetivo elucidar as proposições de Marli André à formação de professores no Brasil. De abordagem qualitativa e bibliográfica, esta pesquisa analisou os escritos de única autoria da autora publicados entre os anos de 2009 e 2023, envolvendo 12 artigos científicos e 12 capítulos de livros. Por meio da leitura flutuante das obras selecionadas, emergiram as seguintes proposições: formação de professores como campo científico; formação do professor pesquisador; formação do professor formador; apoio ao professor iniciante; e a consolidação de políticas públicas de formação de professores. Concluímos que seus escritos estão alinhados às temáticas discutidas internacionalmente no campo da formação de professores e iluminam discussões que merecem continuidade e maior mobilização dos professores e pesquisadores, de modo a eternizar e concretizar as profícuas contribuições desta importante pesquisadora à formação de professores no Brasil.</p> Rita Buzzi Rausch; Isabela Cristina Daeuble Girardi; Andréia Roncáglio Geraldo Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30782 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Menga Lüdke e a pesquisa na formação de professores https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30837 <p>A questão que orienta o estudo apresentado considera as contribuições de pesquisadoras brasileiras no campo da formação de professores para uma possível composição da teoria nesse campo. &nbsp;O artigo focaliza as pesquisas e proposições de Menga Lüdke, precursora na defesa da prática de pesquisa no processo de formação docente para o desenvolvimento e profissionalização dos professores da educação básica. A metodologia do estudo, de abordagem qualitativa, recorre à perspectiva da história de vida, considerando dados biográficos e produção acadêmica de Lüdke, em que o currículo Lattes constituiu o ponto de partida e foi complementado por entrevista. As reflexões realizadas indicam o intenso envolvimento de Lüdke com a produção de referenciais relativos à socialização docente, valorizando a pesquisa realizada por professores da educação básica sobre suas práticas. A abrangência dos estudos de Lüdke sobre o professor e a pesquisa, no campo da formação de professores, ressaltam as investigações a respeito do cotidiano das escolas e o entendimento de que os professores contribuem para a compreensão da realidade concreta da prática pedagógica. A pesquisa, incorporada ao processo de formação e do trabalho do professor, eleva o estatuto de sua profissionalidade, ao assumir papel ativo frente aos problemas da educação.</p> Joana Paulin Romanowski, Maria Iolanda Fontana Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30837 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Contribuições de Bernardete Angelina Gatti à pesquisa sobre formação de professores no Brasil https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30969 <p>Este artigo apresenta a professora e pesquisadora Bernardete Angelina Gatti, com o intuito de discutir suas contribuições no campo da pesquisa educacional brasileira, sobretudo no campo da formação de professores, da avaliação e da metodologia científica. Para elaboração deste texto realizamos uma pesquisa sobre a produção bibliográfica de Bernardete, analisando seu currículo lattes e outras plataformas, tais como Scielo, Google Scholar, Portal da Anped. Pautamos nosso estudo na leitura de textos produzidos sobre ela e, ainda, sobre as lives proferidas por ela ao longo da pandemia do Covid-19. Além disto, fizemos um convite à Bernardete para que ela indicasse publicações, sobretudo livros, que pudessem colaborar com nosso exercício de reflexão sobre a produção científica desta pesquisadora preocupada e comprometida com a formação de professores no Brasil.</p> Luciane Maria Schlindwein, Maria Luiza de Souza e Souza, Daniela Fonseca Gonçalves Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30969 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Formação de professores e docência no ensino superior https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30840 <p class="Resumo">Este artigo tem como objetivo relacionar elementos da biografia e da produção da pesquisadora Maria Isabel Cunha, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel com suas considerações sobre a formação de professores, a fim de levantar contribuições de sua trajetória intelectual e profissional para a formação de professores e de professoras. Parte-se da realização de entrevista com a pesquisadora e pesquisa bibliográfica (SALVADOR, 1978; BARDIN, 1977; LIMA; MIOTO, 2007) sobre sua produção intelectual. Da entrevista e da análise emergem temas principais para o campo da formação de professores: a humanização; o ensino; os saberes da prática; a profissionalização. A síntese final integra o aspecto da intelectualidade na trajetória da pesquisadora.</p> Simone Regina Manosso Cartaxo Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30840 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Iria Brzezinski https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30880 <p>O presente artigo apresenta elementos da caminhada profissional da Profa. Dra. Iria Brzezinski, com o objetivo de revisitar a trajetória de vida e da obra da autora, enfatizando os aspectos biográficos como professora, pesquisadora e militante. A biografia da professora Iria Brzezinski é permeada pelo misto entre a carreira docente, a militância política em defesa da formação de professores e o contexto histórico vivenciado pela sociedade. Para o presente artigo, julgamos necessário escrever sobre a trajetória de vida e sobre as pesquisas da professora Iria Brzezinski, enfatizando três aspectos que se complementam: os eventos da vida da autora; a relação de sua história de vida com o contexto histórico em que iniciou suas pesquisas; e a relação entre suas pesquisas, sua militância política e a sua defesa pela formação dos profissionais da Educação. As pesquisas de Iria Brzezinski contribuíram de modo significativo para a área de formação de professores, tanto no debate para as diretrizes dos cursos de licenciatura, como nas reflexões sobre os conceitos de docência, de formação inicial, formação continuada, formação tecnocrata e, ainda, para as concepções de identidade do pedagogo e da Pedagogia. As contribuições da autora para a área educacional são inegáveis, Brzezinski formulou definições que contribuíram para a reformulação do curso de Pedagogia e, consequentemente, dos demais cursos de licenciatura, defendendo ideias e conceitos que marcaram a trajetória da Educação no Brasil.</p> Susana Soares Tozetto, Elizabete Volkman Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30880 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Madalena Freire https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30806 <p>O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória profissional e a produção teórica de Madalena Freire. Realiza-se uma revisão bibliográfica para discutir as principais contribuições de seu pensamento pedagógico com base em quatro obras: A paixão de conhecer o mundo (1983; 1988); Observação, registro, reflexão – Instrumentos metodológicos I (1996); Avaliação e Planejamento: a prática educativa em questão. Instrumentos metodológicos II (1997); e, Educador, educa a dor (2017). A partir dessa revisão, articulada ao testemunho pedagógico das autoras, são discutidas e afirmadas as seguintes ideias-força: o compromisso com a docência e o ensino como atos políticos e pedagógicos; a escola como lugar de exercício da democracia e do trabalho em grupo; a pedagogia democrática, construída por meio da escuta, do cuidado e da aposta na capacidade das crianças de conhecer o mundo e construir conhecimentos mediados pela leitura e escrita; a disciplina intelectual mediante o estudo e o registro. O testemunho-pedagógico é o da paixão de conhecer o mundo pela paixão de ensinar e aprender com o outro na imprevisibilidade e irrepetibilidade de cada ato educativo.</p> Marta Nörnberg, Patrícia Pereira Cava, Gilceane Caetano Porto Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30806 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Trajetórias cruzadas de vida, profissão e militância https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30855 <p>A formação de professores no Brasil historicamente tem sido perpassada por projetos de sociedade em disputa. Essa contenda propõe a formação de professores de acordo com seus princípios, ou seja, por um lado, um projeto pragmático voltado à preparação de mão de obra para o trabalho e, de outro, um projeto que busca o desenvolvimento omnilateral do ser humano, pautado em uma formação pelo trabalho como construtor e produtor da própria existência. Os pressupostos ideológicos e epistemológicos que sustentam a formação docente se alternam, por vezes, configurando contradições epistêmicas e ideológicas; por outras, convergindo em consensos e negociações. Nesse artigo, entrevistamos a Professora Doutora Vera Bazzo, expoente da educação brasileira e atuante na luta por um projeto de sociedade que defende uma educação pública, laica e de qualidade social para todos e todas. Em sua fala potente, sua militância e veia de luta por uma sociedade democrática e uma educação para todos e todas perpassam sua história de vida pessoal, acadêmica e profissional, sendo a tônica de suas ações, politizações e reações aos momentos vividos e impostos em períodos de maior, menor ou total ausência de liberdade democrática. Nesse sentido, a constituição de sua trajetória profissional é enlaçada por uma curiosidade epistêmica constante e um senso de justiça social aguçado.</p> Juliano Agapito, Margareth Fadanelli Simionato, Márcia de Souza Hobold Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30855 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Pesquisadora e Educadora Vera Placco https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30920 <p>Este artigo apresenta as produções, contribuições e repercussões da trajetória pessoal/profissional da professora e pesquisadora Vera Maria Nigro de Souza Placco. Seu principal objetivo é, ao relatar a maneira como desenvolveu o seu trabalho como formadora e as suas produções, destacar sua coerência ética e política potencializada por meio de uma práxis formativa. A pesquisa do tipo narrativa foi desenvolvida tendo por base uma revisão de literatura sobre as produções acadêmicas da professora. Organizado em três partes, o texto apresenta dois conceitos que acompanham várias de suas obras – sincronicidade e dimensões da formação - assim como reafirma a importância do papel articulador, formador e transformador do coordenador pedagógico, bem como destaca a importância da pesquisa na formação articulada ao ensino. Responsável pela formação de várias gerações de professores/as da educação básica e ensino superior, coordenadores/as, diretores/as, pós-graduandos/as e pesquisadores/as, Profa. Vera manteve, ao longo de sua trajetória de mais de 50 anos no magistério, uma relação estreita entre o seu trabalho na universidade, ao formar pesquisadores, e a escola pública, com propostas de formação continuada. Seu legado, exposto de forma resumida neste artigo, que se materializa nas repercussões de seu trabalho, colabora sobremaneira com a construção e consolidação do campo da formação de professores sempre em interlocução com o da psicologia da educação.</p> Rafael Conde Barbosa, Magali A. Silvestre , Marly das N. Benachio Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30920 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Acacia Zeneida Kuenzer https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30911 <p>Este artigo é sobre a obra de Acacia Zeneida Kuenzer, importante referência feminina para pensar a formação de professores, especialmente a da Educação Profissional.&nbsp; Através da análise de artigos e de entrevista realizada com a autora, pode-se inferir que desde a década de 1980, a autora defende uma formação docente que se dê em um espaço universitário, tendo em vista a articulação dos conhecimentos sobre o mundo do trabalho e aos científico-tecnológicos de todas as áreas de conhecimento, através de práticas integradas e integradoras entre ciência, cultura e trabalho, dentro dos eixos contextual, institucional, pedagógico, práxico, ético, e investigativo. Também é possível perceber em sua obra, o posicionamento da formação docente na relação com o trabalho e com a educação, demonstrando que a precarização do trabalho e da formação docente servem ao que chama de inclusão excludente, uma vez que fazem ingressar no sistema educacional os trabalhadores e seus filhos sem dotá-los de efetivas condições de análise e transformação social, em um movimento que vem se aprofundando de redução dos conhecimentos teóricos em benefício dos conhecimentos instrumentais e pragmáticos. Kuenzer aponta como a educação acaba por servir a manutenção e aprofundamento das relações de exploração capitalista, tornando ainda mais necessário ao papel do professor refletir e fazer refletir as condições que permeiam o mundo do trabalho, amparado em sólido ferramental teórico que permita a ação em direção a uma sociedade mais justa.&nbsp; A vida e obra acadêmica da autora são exemplos de militância em prol desses objetivos.</p> Sandra Terezinha Urbanetz, Cristhianny Barreiro Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30911 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Denice Catani https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30914 <p>Por meio de uma abordagem qualitativa, o texto que segue é um encontro de notas de leituras de três pesquisadoras da área de formação de professores, de três diferentes universidades do país. É uma revisão sistemática que explora a contribuição da professora e pesquisadora Doutora Denice Barbara Catani, da Universidade de São Paulo, do campo da educação, com foco nas interseções entre memória, história e formação docente. A metodologia empregada neste artigo é a revisão sistemática, a qual envolveu a análise detalhada de uma série de vinte e quatro (24) obras solo de Catani, que foram analisadas por meio da ferramenta de análises qualitativas Voyant. O estudo revela que a autora aborda a memória como um elemento central na construção da identidade docente. Suas obras demonstram como a memória coletiva e individual das (os) professoras (es)<a href="#_ftn1" name="_ftnref1"><sup>[1]</sup></a> desempenha um papel fundamental na formação da identidade profissional docente e influencia as práticas pedagógicas. A autora argumenta que a reflexão sobre a própria história e a memória pode fortalecer a capacidade das (os) professoras (es) de compreender sua prática docente. Além disso, examina como as políticas e as reformas educacionais se articulam as memórias coletivas e pelas narrativas históricas, influenciam as decisões governamentais e incidem sobre as práticas escolares. Suas análises oferecem <em>insights</em> para pesquisas sobre a formação professoras (es) e formuladoras (es) de políticas interessadas (os) e engajadas (os) na educação brasileira.</p> <p>&nbsp;</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1"><sup>[1]</sup></a> Este texto é apresentado para o Dossiê: "Mulheres brasileiras: pesquisadoras marcantes na formação de professores na contemporaneidade". Neste sentido, toma-se por bem padronizar neste texto o termo professoras (es).</p> Luana Wunsch, Flávia Werrzyn Magrinelli Martinez, Valeska Maria Fortes de Oliveira Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30914 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Relações, métodos, palavras https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30915 <p>O estudo aqui apresentado tem como objetivo discutir as contribuições de Maria Helena Menna Barreto Abrahão, professora e pesquisadora, para a investigação narrativa (auto)biográfica e para o campo de estudos da formação docente. Valemo-nos, para tanto, da mesma premissa defendida por Maria Helena em toda a sua trajetória: colocamos a vida no centro do processo e tomamos como objeto de estudo e reflexão sua própria narrativa (auto)biográfica. Para análise, apresentamos excertos da narrativa da pesquisadora, produzida no contexto de uma entrevista narrativa, enfatizando as articulações entre a formação de professoras e o paradigma (auto)biográfico de produção do conhecimento sobre educação. Dentre diferentes aspectos apresentados na narrativa, destacamos três dimensões. Na primeira, as relações, entendemos que a pesquisa e seu campo só existem no espaço da interlocução. Na segunda, os métodos, compreendemos as diferenças entre paradigmas pautados pelo recorte da realidade e o paradigma aqui discutido que está aberto ao inédito do momento da pesquisa. Na terceira, as palavras, observamos como termos consolidados no campo investigativo vão se modificando como resultado de uma interação humana. O estudo também reconhece a contribuição da pesquisadora para o fortalecimento das bases teóricas das pesquisas (auto)biográficas. O trabalho investigativo de vanguarda dessa mulher brasileira abriu caminhos para um movimento de pesquisa que tem contribuído significativamente para a formação e valorização docente no país.</p> Luciana Haddad Ferreira, Neuzita de Paula Soares, Thiago Borges de Aguiar Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30915 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300