METAMORFOSES DO PENSAMENTO LIBERAL DE RUI BARBOSA: SUA POSIÇÃO SOBRE ESTADO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá
  • José Carlo Souza Araújo Centro Universitário Triângulo

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7367

Resumo

Este artigo analisa as manifestações e apropriações do liberalismo por Rui Barbosa (1848 – 1923), no Brasil, no final do século XIX, explicitando as mudanças que se observam na concepção de Estado e educação desse autor. Suas posições foram expostas em artigos de jornais, em programas de governo, em discursos na Câmara dos Deputados, em projetos de reforma, principalmente, no projeto de Reforma eleitoral de 1881 e no Projeto/parecer sobre a educação primária, secundária e superior (1882 e 1883). Nestes pareceres defendeu a necessidade do Estado assumir total responsabilidade para com a oferta da educação desde o jardim de infância até o ensino superior, buscando garantir o acesso das camadas populares. Rui Barbosa foi um dos defensores dos postulados básicos do liberalismo, tendo participado por quase duas décadas como membro do Partido Liberal, entretanto, apropriou-se dessas idéias dando-lhes tonalidade própria, conforme a necessidade do país, e defendeu, no período republicano, a interferência do Estado na economia, adotando medidas protecionistas à indústria nacional. Sua posição neste cargo assemelha-se a assumida quando da defesa da escola pública sob responsabilidade do Estado, demonstrando mudanças na sua concepção anterior no qual defendia a propriedade privada, a liberdade comercial, a liberdade de culto, a liberdade individual e a soberania do indivíduo. Rui Barbosa foi um ardoroso lutador, na luta pela modernização do Brasil combateu em várias frentes, a leitura do conjunto de sua obra revela as metamorfoses do pensamento desse autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES FILHO, I. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro, RJ: Mauad, 1999.

ARAÚJO, José Thomaz Nabuco de. O Centro Liberal. Brasília, DF: Senado Federal, 1979.

BARBOSA, R. Discursos na Assembléia Provincial da Bahia. Obras Completas. Rio de Janeiro, RJ: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1983. v. 5, tomo. 1.

______. Discursos Parlamentares (Câmara dos Deputados). Obras Completas. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Educação e Saúde, 1945. v. 6 e 7, tomo. 1.

______.Reforma do ensino secundário e superior. Obras completas. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Educação e Saúde, 1942. v. 9, tomo 1.

______. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. Obras completas. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Educação e Saúde, 1947. v. 10, tomo 1-4.

______. O Papa e o Concílio (Tradução). Obras Completas. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Educação e Saúde, 1978. v. 4, tomo 1 e 2.

BARRETO, V. PAIM, A. Liberalismo, autoritarismo e conservadorismo na República Velha. In: Curso de introdução ao pensamento político brasileiro. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1982.

CHACON, V. Manifesto do Centro e Programa do Partido Liberal. In: ARAÚJO, José Thomaz Nabuco de. O Centro Liberal. Brasília, DF: Senado Federal, 1979.

FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA. Rui Barbosa: cronologia da vida e obra. Rio de Janeiro, RJ: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1995.

GONÇALVES, V. T. V. O liberalismo demiurgo: estudo sobre a reforma educacional projetada nos Pareceres de Rui Barbosa. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2000.

MACHADO, M. C. G. Rui Barbosa: pensamento e ação. Campinas: Autores Associados, 2002.

MELO, A. B. de A. Os programas dos partidos e o Segundo Império. Brasília,DF: Senado Federal, 1979.

REIS, A. O regime político e o papel do Estado. In: PAIM, A. (Org.). Plataforma política e positivismo ilustrado. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 1981.

RODRIGUES, R. V. A propaganda republicana. Curso de introdução ao pensamento político brasileiro. Brasília, DF: Ed. UnB, 1982. (Apostila).

SALDANHA, N. Rui Barbosa e o bacharelismo liberal. In: CRIPPA, A. As idéias políticas no Brasil. São Paulo, SP: Convívio, 1979, v. 1.

Downloads

Publicado

2005-07-17

Como Citar

Gomes Machado, M. C., & Souza Araújo, J. C. (2005). METAMORFOSES DO PENSAMENTO LIBERAL DE RUI BARBOSA: SUA POSIÇÃO SOBRE ESTADO E EDUCAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, 5(14), 113–124. https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7367