EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES ALEMÃES EM CURITIBA

Autores

  • Valquiria Elita Renk PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7361

Resumo

Este trabalho é o resultado da dissertação de Mestrado em Educação sobre a primeira Escola Alemã Católica de Curitiba, num período de 1896 até 1938. O período estudado envolve a época da sua fundação até o seu fechamento enquanto uma escola étnica. Investigamos por que esta adotava um padrão de escolaridade da Alemanha e só posteriormente adotou o padrão das escolas brasileiras. Destinava-se aos meninos desta etnia e posteriormente foi aberta aos meninos de outras etnias, inclusive os brasileiros e outros credos religiosos. Utilizamos como fontes de pesquisa as leis e decretos de Educação do Paraná e do Brasil, os jornais Diário da Tarde e Der Kompass (A Bússola), que circularam durante o período estudado. Estas fontes nos permitiram reconstituir a trajetória histórica desta escola por meio da análise do seu cotidiano, das mudanças curriculares e do envolvimento comunidade étnica e religiosa e igreja.

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Publicado

2005-07-17

Como Citar

Renk, V. E. (2005). EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES ALEMÃES EM CURITIBA. Revista Diálogo Educacional, 5(14), 101–111. https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7361