Licenciaturas e anos iniciais da Educação Básica: uma interlocução necessária na formação de professores

Autores

  • Simone Regina Manosso Cartaxo Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR - Brasil.
  • Pura Lúcia Oliver Martins Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS02

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a interlocução dos cursos de licenciatura com os anos iniciais da Educação Básica na formação inicial de professores, a partir de uma pesquisa documental em cursos de licenciatura e entrevistas com professores formadores. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada na dialética materialista histórica, toma como eixo epistemológico a concepção de teoria como expressão da prática, conforme Bernardo (1992), Castoriadis (1985), Martins (1996), Santos (1992) e Thompson (2009). O texto traz a elaboração de princípios orientadores, que são a expressão da prática dos formadores na busca dessa interlocução necessária entre a licenciatura e os anos iniciais da Educação Básica. Tais princípios poderão servir de base para se pensar uma licenciatura alfabetizadora.

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Publicado

2014-07-12

Como Citar

Manosso Cartaxo, S. R., & Oliver Martins, P. L. (2014). Licenciaturas e anos iniciais da Educação Básica: uma interlocução necessária na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 14(42), 343–367. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS02