APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA

Autores

  • Vani Moreira Kenski USP/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6419

Resumo

O texto analisa a relação entre tecnologia e aprendizagem. Inicia pela compreensão de que o uso das tecnologias disponíveis, em cada época da história da humanidade, transforma radicalmente a forma de organização social, comunicação, cultura e a aprendizagem.  No atual estágio da civilização, as tecnologias digitais de comunicação e informação possibilitam novas formas de acesso à informação, novas possibilidades de interação e de comunicação e formas diferenciadas de se alcançar a aprendizagem. Essas tecnologias, no entanto, requerem um amplo conhecimento de suas especificidades para que possam ser utilizadas adequadamente em projetos sistemáticos de educação.  Exigem também metodologias de ensino diferenciadas, uma nova pedagogia e a utilização ampla das capacidades humanas (muito além da cognição) em processos diferenciados de aprendizagem. Além disso, essas novas tecnologias possibilitam que a aprendizagem possa acontecer de forma coletiva, integrada, articulando informações e pessoas que estão em locais diferentes e que são de idade, sexo, condições físicas, áreas e níveis diferenciados de formação. O texto conclui que as atuais tecnologias digitais de comunicação e informação possibilitam o alcance de novas aprendizagens, que encaminham as pessoas para novos avanços, socialmente válidos, no atual estágio de desenvolvimento da humanidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ECO, Umberto. Alguns mortos a menos. O Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 10 ago. 2003. p. a16.

GALEMBECK, E. Aprendizagem colaborativa a distância. Disponível em: http://www.ead.unicamp.br/eventos/evento.html Acessado em: em 10 set. 2003.

LÉVY, Pierre. A Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo, SP: Loyola, 1998.

TORTAJADA, José; PELÁEZ, Antonio (Eds.). Ciencia, tecnologia y sociedad. Madrid: Sistema, 1997.

RADFAHRER, Luli. Design/web/design. São Paulo, SP: Market, 1998.

KERCKHOVE, Derrick. Inteligências en conexión: hacia una sociedad de la web. Madrid: Gedisa, 1997. p. 104.

Downloads

Publicado

2003-07-17

Como Citar

Moreira Kenski, V. (2003). APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA. Revista Diálogo Educacional, 4(10), 47–56. https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6419