Casas familiares rurais e desempenho escolar: um estudo na região sudoeste do Paraná

Autores

  • Edival Sebastião Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR - Brasil.
  • Letícia Cristina Antunes Estudante de Graduação em Letras Português Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4525

Resumo

O artigo resulta de pesquisa ampla que teve por objetivo compreender a relação entre a educação do campo, na perspectiva da pedagogia da alternância praticada pelas casas familiares rurais da região sudoeste do Paraná, e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Neste texto são priorizados dois aspectos da pesquisa: a relação das casas familiares com a escola pública e uma caracterização dos seus corpos docente, sobretudo, em relação à formação e tempo de experiência profissional com a pedagogia da alternância e possíveis repercussões de ambos os aspectos no desempenho escolar dos seus alunos. Os dados foram obtidos mediante entrevista, questionários e observação. Os resultados sugerem que essas instituições se consolidaram como alternativa para a educação escolar dos filhos de pequenos agricultores, ainda que tenham problemas de natureza administrativa que dificultam muito a manutenção de um corpo docente estável, seja em função do vínculo precário da maioria dos professores da rede estadual, seja em função da rotatividade dos monitores causada por questões salariais.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEGNAMI, J. B. Pedagogia da alternância como sistema educativo. Revista da Formação por Alternância, n. 2, p. 24-47, 2006.

BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75723>. Acesso em: 23 nov. 2010.

GIMONET, J. C. Nascimento e desenvolvimento de um movimento educativo: as casas familiares rurais de educação e orientação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ALTERNÂNCIA E DESENVOLVIMENTO, 1., 1999, Salvador. Anais… Salvador: UNEFAB, 1999. p. 39-48.

GOWACKI, C.; BERNARTT, M. L.; TEIXEIRA, E. S. Casa familiar rural e pedagogia da alternância: alternativa teórico-metodológica adequada para a educação do campo. In: SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, 1., 2007, Pato Branco. Anais... Pato Branco: CEPAD/UTFPR, 2007.

MARTINELLI, G.; CORONA, H. M. P. Considerações sobre gênero na formação de rapazes e moças na casa familiar rural de Sulina – PR. In: SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, 1., 2007, Pato Branco. Anais... Pato Branco: CEPAD/UTFPR, 2007.

PARANÁ. Decreto n. 3.106/94, de 14 de março de 1994. Cria o Programa de Apoio às Casas Familiares Rurais. Diário Oficial do Estado. Poder Executivo, Curitiba, PR. 18 mar. 1994. Disponível em:. Acesso em: 7 out. 2010.

SILVA, L. H. da. Modalidades, representações e práticas de alternância na formação de jovens agricultores. Revista da Formação por Alternância, n. 2, p. 5-23, 2006.

TEIXEIRA, E. S.; COSTA, D.; PERUZZO, M. A pedagogia da alternância e a modelagem matemática: aproximações de propósitos? Espaço Pedagógico, v. 14, p. 56-68, 2007.

TEIXEIRA, E.; BERNARTT, M.; TRINDADE, G. A. Estudos sobre pedagogia

da alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 2, p. 227-242, 2008.

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

Teixeira, E. S., & Antunes, L. C. (2011). Casas familiares rurais e desempenho escolar: um estudo na região sudoeste do Paraná. Revista Diálogo Educacional, 11(34), 951–969. https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4525