EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRÁTICA DO PROFESSOR EM CLASSE MULTISSERIADA

Autores

  • Maria Antônia de Souza Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
  • Fernando Henrique Tisque dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4219

Resumo

A participação dos movimentos sociais do campo, em especial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), na elaboração de uma educação orientada para seus interesses, é crescente desde a década de 1980, bem como a reivindicação da construção de escolas públicas em assentamentos de Reforma Agrária. Este trabalho é resultado da pesquisa que teve como intenção aprofundar a discussão sobre Educação do Campo no Brasil, em específico nos assentamentos de Reforma Agrária no Estado do Paraná, buscando compreender seus aspectos mediante análise da prática do professor em classe multisseriada. O estudo foi realizado na Escola Municipal Padre Ezequiel Ramin, localizada no assentamento Rio D’Areia de Cima, no município de Teixeira Soares, estado do Paraná. Os procedimentos metodológicos utilizados para a elaboração da pesquisa foram entrevistas com os assentados e com o professor, e observação em sala de aula. Foram estudadas obras que discutem os movimentos sociais do campo, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Brasil e a educação do campo. Constatamos que a classe multisseriada se apresenta como uma possibilidade de produção de conhecimento, além de que sua estrutura permite a construção de relações sociais baseadas na tolerância e respeito ao diferente. A prática do professor não está dicotomizada da realidade socioeconômica dos seus alunos, havendo a preocupação com a formação humana. O professor vive o desafio de planejar os conteúdos e metodologias, tendo em mente as experiências e necessidades das crianças assentadas. Ele demonstra a atitude de compromisso social com as crianças e produção de conhecimentos na classe multisseriada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, M.; FERNANDES, do campo B. M. A educação básica e o movimento social . Brasília: Fundação Universidade de Brasília, 1999. v. 2. oBpRAerSaILc.i oMninaiisst épraior ad aa eEdduuccaaççããoo. bCáosnicseal hnoa sN easccioonlaasl ddeo Ecdaumcpaçoão. Diretrizes . Brasília, dez. 2001. eBdRuAcSaILç.ã Mo idnios tcéarimo dpao Educação. Referências para uma política nacional de : Caderno de Subsídios/ Coordenação: Marise Nogueira Ramos, Telama Maria Moreira, Clarice Aparecida dos Santos - Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de trabalho de Educação do Campo, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOHN, M. G. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MST. Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra do Brasil. Educação E MST. Disponível em: <http://www.mst.org.br/setores/educacao/indice.html>. Acesso em: 25 out. 2004.

SOUZA, M. A. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes, 2006 (prelo).

VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. 3. ed. Campinas: Papirus, 1994.

Downloads

Publicado

2007-07-17

Como Citar

de Souza, M. A., & Tisque dos Santos, F. H. (2007). EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRÁTICA DO PROFESSOR EM CLASSE MULTISSERIADA. Revista Diálogo Educacional, 7(22), 211–227. https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4219

Edição

Seção

Artigos