A REFLEXÃO E INVESTIGAÇÃO DA PRÓPRIA PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: CONTRIBUIÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO PERÍODO 1997-2002

Autores

  • Elsa Garrido Faculdade de Educação da USP. Universidade de São Paulo, São Paulo
  • Iria Brzezinski Universidade Católica de Goiás (UCG) - Goiânia, Goiás

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4003

Resumo

Este estudo mapeia e traz as contribuições da pesquisa sobre a Formação do Professor Reflexivo/investigativo encontrada nas dissertações e teses defendidas em 23 programas de pós-graduação em Educação do Brasil, no período 1997-2002. Constitui recorte de levantamento mais amplo sobre o Estado do Conhecimento da Formação de Profissionais da Educação, em que foram analisados 792 títulos. Desse universo levantamos 169 trabalhos, dos quais 14 abordaram aspectos conceituais e teóricos da epistemologia da prática; 20 analisaram experiências nas quais os formadores de professores transformaram seu ensino em objeto de pesquisa, ao mesmo tempo em que os licenciandos foram introduzidos em atividades de reflexão e de investigação; e 135 relataram experiências de formação continuada, fruto de parcerias entre pesquisadores e professores da educação básica ou de movimentos de autoformação.

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Referências

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Publicado

2008-07-17

Como Citar

Garrido, E., & Brzezinski, I. (2008). A REFLEXÃO E INVESTIGAÇÃO DA PRÓPRIA PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: CONTRIBUIÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO PERÍODO 1997-2002. Revista Diálogo Educacional, 8(23), 153–171. https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4003