PROFESSORES NÃO HABILITADOS E OS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A TÁBUA DE SALVAÇÃO OU A DESCARACTERIZAÇÃO

Autores

  • Laurizete Ferragut Passos PUC/SP, São Paulo, SP
  • Neusa da Silva Cardoso de Oliveira PUC/SP, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3985

Resumo

O presente trabalho busca contribuir para as discussões sobre as políticas de formação de professores e das diferentes modalidades de formação que vêm sendo implementadas no país a partir da década de 1990. Tomou-se para o estudo o Programa Especial de Formação de Professores e os dados referem-se à pesquisa desenvolvida num curso da área de matemática e funcionando na capital de um dos Estados mais desenvolvidos do país – a cidade de São Paulo. A sala de aula estudada compunha-se de alunos bacharéis de diferentes áreas, como arquitetos, administradores, engenheiros e parte deles já atuando como professores de matemática horária pequena e reduzidos encontros semanais. Buscou-se, então, investigar esse espaço de formação docente a partir do olhar dos alunos que o cursaram tomando, para isso, uma análise de suas percepções e motivações para o ingresso e buscando verificar também o funcionamento do curso e analisar seu papel em relação à possível descaracterização da profissão docente.

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Publicado

2008-07-17

Como Citar

Ferragut Passos, L., & da Silva Cardoso de Oliveira, N. (2008). PROFESSORES NÃO HABILITADOS E OS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A TÁBUA DE SALVAÇÃO OU A DESCARACTERIZAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, 8(23), 105–120. https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3985