UMA INVERSÃO DIDÁTICA NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Lilian Anna Wachowicz CEEPR, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3646

Resumo

Nosso estudo apresenta a formação continuada de professores como uma das possibilidades do ensino em nível de Pós-Graduação, tomando na forma de exemplaridade o Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná – PDE, que é de formação continuada para professores em exercício e pertencentes ao quadro de magistério do Estado. Os professores PDE não são inseridos em cursos de pós-graduação lato ou stricto sensu. Cursam disciplinas ofertadas em nível de graduação, dentre outras atividades de inserção acadêmica. O que nos leva a exemplificar que a formação continuada pelo PDE são os princípios pedagógicos, de gestão e didáticos, que representam a nosso ver uma inversão didática sendo esta uma das condições favoráveis à transformação da prática profissional, talvez a mais importante. Com base em Bachelard, por sua epistemologia histórica; Habermas, por sua teoria da ação comunicativa; e Vygotsky, pela categoria de mediação na sua teoria de aprendizagem, nossa proposição de inversão didática pretende priorizar a vivência dos atores sociais na educação escolar, como sendo o ponto de partida e de chegada da reflexão coletiva, com a orientação das universidades conveniadas.

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Publicado

2009-07-07

Como Citar

Wachowicz, L. A. (2009). UMA INVERSÃO DIDÁTICA NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, 9(26), 29–45. https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3646