Avaliação e transição de crianças com deficiência intelectual da Educação Infantil para o Ensino Fundamental:

diálogos com as produções acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.26.089.DS08

Palavras-chave:

Avaliação e transição de crianças com deficiência intelectual, Educação Especial, Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, Estudo Bibliográfico

Resumo

A investigação objetiva avaliar elementos que implicam a transição de crianças com deficiência intelectual entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Fundamenta-se nos conceitos de multirreferencialidade e complexidade de Ardoino (1998) e Coulon (1998), bem como na avaliação reflexiva e processual (Esteban; 2014). Metodologicamente, adota pressupostos qualitativos e a pesquisa bibliográfica (Gil, 2002; Michels, 2009) para compreender como as produções acadêmicas no campo da Educação Especial vêm debatendo a avaliação e a transição entre as etapas de ensino. Para tanto, elege: a) a seleção de teses e dissertações como gênero discursivo, disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); b) estudos a partir de 2008, com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva; c) as etapas de ensino mencionadas; d) pesquisas relacionadas à deficiência intelectual. Como resultados, o estudo apontou os seguintes aspectos a serem avaliados: a) identificação das necessidades discentes; b) planejamento escolar; c) processos de ensino e aprendizagem; d) avaliação em larga escala e Educação Especial. Esses elementos são apontados pela literatura como necessários para se pensar a transição das crianças de uma etapa para outra com uma abordagem inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Shellen Matiazzi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes), na linha de pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/Ufes), na linha de pesquisa Docência e Processos Educativos. Possui especialização em práticas pedagógicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e em História e Literatura e graduação em Pedagogia (Ufes). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (GEEPDS/Ufes).

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Educação pela Ufes. Professor do programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Educação e do Mestrado e Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufes, membro do Grupo de Estudos em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (GEEPDS/Ufes) e do Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Formação, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar.

Renata Duarte Simões, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora do programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Educação da Ufes, membro do Grupo de Estudos em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (GEEPDS/Ufes).

Downloads

Publicado

2026-06-30

Como Citar

Matiazzi, S., Vieira, A. B., & Simões, R. D. (2026). Avaliação e transição de crianças com deficiência intelectual da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: : diálogos com as produções acadêmicas . Revista Diálogo Educacional, 26(89), 904–922. https://doi.org/10.7213/1981-416X.26.089.DS08