O (des)encontro entre educação e saúde no Guia de Atividade Física para a População Brasileira
notas de uma pesquisa documental
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.26.089.AO01Palavras-chave:
Educação Física, Privatização da vida, Cuidado de siResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o (des)encontro entre educação e saúde no Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Trata-se de uma pesquisa documental desenvolvida no âmbito da pós-graduação Stricto sensu, à luz da análise do discurso de inspiração foucaultiana. Amparados em um referencial foucaultiano-baumaniano, identificamos no Guia um discurso centrado no cuidado de si, sustentado pela lógica do autoaperfeiçoamento e pela busca de uma vida fisicamente mais ativa. Por meio de recomendações que enaltecem os benefícios de um estilo de vida considerado saudável, o documento expressa uma biopolítica voltada à modificação de comportamentos, deslocando para o indivíduo a responsabilidade de gerir sua própria saúde e, assim, desonerar o Estado. As reflexões sobre esse discurso revelam tensões e (des)encontros entre os campos da saúde e da educação, evidenciando como políticas públicas podem tanto reforçar mecanismos de normalização quanto abrir espaços para práticas de resistência. Nesse sentido, propomos outros usos e leituras possíveis do Guia, com o professor de Educação Física assumindo o papel de mediador crítico. Tal postura implica reinventar, ressignificar e reinterpretar o documento de forma crítica, reflexiva e pedagógica, problematizando as contradições sociais que permeiam o acesso à atividade física e fomentando a formação de cidadãos capazes de construir outras formas coletivas e solidárias de se movimentar.
Downloads
Traduções deste artigo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os(As) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com a utilização da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Permite, também, adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação no periódico, para qualquer fim. A Revista Diálogo Educacional proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, possibilitando maior visibilidade e alcance dos artigos publicados, com apoio no Public Knowledge Project, que desenvolveu esse sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa e que permite distribuir o OJS e outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Ao publicar nesta revista, os(as) autores(as) concordam com os seguintes termos:
- Autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores(as) têm o direito de: a) Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. b) Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.










