Formação continuada crítico-reflexiva: um caminho para profissionalidade do professor técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS10

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o processo de formação continuada para professores técnicos em um Centro de Educação Profissional do Semiárido, no Território de Identidade do Sisal, na Bahia, focalizado a partir de atitude orientada ao consenso, pelo viés de uma racionalidade comunicativa. Esse processo formativo é discutido com interfaces de saberes e práticas pedagógicas buscando contribuir para o desenvolvimento da profissionalidade docente do professor técnico, por meio da reflexão de concepções e de práticas pedagógicas. Assim, este artigo busca compreender como a formação continuada favorece o sobrepujamento do agir estratégico docente para um agir comunicativo na prática de ensino a fim de refletir sobre sua profissionalidade docente. A metodologia está embasada nos conceitos da pesquisa colaborativa, desenvolvida a partir de sessões reflexivas e de entrevistas semiestruturadas com professores técnicos sobre seu fazer docente e sua profissionalidade. Como resultado, para que esses técnicos tenham mais identificação com a docência, aponta-se a importância de processos formativos no espaço escolar, que surjam das próprias realidades educativas locais, de forma dialógica e engajada e contribuam para a ressignificação do trabalho do professor, no sentido de possibilitar

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Biografia do Autor

Marta Pastor da Silva Barreto, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestra em Educação e Diversidade (MPED), Universidade do Estado da Bahia - UNEB, mestra em Educação Permanente, Universidad del Salvador - USAL, Buenos Aires - AR (diploma revalidado pela Universidade Federal do Ceará). Especialista em Linguística, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, especialista em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias - FAC, licenciada em Letras, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, licenciada em Pedagogia, Faculdade do Sertão Baiano. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Multiletramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET). Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino, lotada no Colégio Estadual Wilson Lins, Valente-Ba, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura. Também atua na área de Formação Docente.

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Estadual de Feira da Santana

Pós-doutoranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB). Doutora em Educação, na linha de pesquisa Estudos Culturais, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural, na linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação do Professor, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACINTER). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente, é professora Adjunta no Departamento de Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana (DEDU/UEFS), no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS) e no Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPED/UNEB), no qual atuou como coordenadora de 25 de abril de 2018 a 04 de junho de 2020. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5640144801632064 - e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais na UFBA. Atuou como formadora no programa Pró-letramento Bahia (UNEB), no Programa de Residência Pedagógica (UNEB), no curso de Especialização em Educação Profissional (UNEB/campus XVI), na Universidade Aberta do Brasil (UNEAD) e no Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE/UNEB/SEC). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, e na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes campos: Ensino de Língua Portuguesa, Prática Pedagógica, Teoria do Agir Comunicativo, Multiletramentos, TIC e ensino, Estudos Culturais e Educação.

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Publicado

2021-11-11

Como Citar

Pastor da Silva Barreto, M., & Cunha Anecleto, Úrsula. (2021). Formação continuada crítico-reflexiva: um caminho para profissionalidade do professor técnico. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS10