A construção de saberes no desenvolvimento profissional docente: narrativas de professores do IFPI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS11

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa concluída no Mestrado em Educação, tendo como objetivo compreender como se constroem os saberes docentes mobilizados na prática docente pelo professor de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com adoção do método autobiográfico, utilizando-se de narrativas autobiográficas profissionais como técnica de produção de dados. Como campo empírico da pesquisa, delimitou-se o IFPI; e, como participantes, professores bacharéis e tecnólogos. Nessa perspectiva, empregaram-se como instrumentos de produção de dados quatro rodas de conversa e entrevista narrativa. O tratamento dos dados deu-se por meio da técnica de análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2016), com o auxílio técnico do software IRAMUTEQ. O estudo revelou que a principal ferramenta de construção dos saberes docentes ao longo da carreira dos professores bacharéis e tecnólogos da EPT é a experiência durante a prática docente. Os saberes docentes, com exceção dos saberes disciplinares, são construídos ao longo do desenvolvimento profissional docente, partindo, inicialmente, da concepção prévia sobre o que é ser professor, avançando para o aprendizado a partir da prática docente, assim como por meio das interações com os professores mais experientes e do contato com os alunos durante o processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edileusa de Souza Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) - Campus José de Freitas.

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas - NUPEFORDEPE.

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista PNPD/CAPES. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE) com período sanduíche na Universidade La Salle México (em ambas as formações). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Docência Universitária em Educação Matemática. Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN). Mor de Comando da Banda Musical Morada do Vale (BMMV/Gravataí/RS).

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

de Souza Santos, E., Ferreira Lima, M. D., & Mendes Tomaz dos Santos, G. (2021). A construção de saberes no desenvolvimento profissional docente: narrativas de professores do IFPI. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS11