Educação a Distância e o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: entre o Ideal e o Possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO08

Resumo

É indiscutível a relevância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como espaços de formação, devido a consolidarem “lugares/espaços” de outras e novas apropriações das práticas pedagógicas. Justamente por isso a importância de pesquisas, discussões e problematizações voltadas para os processos formativos online, assim como para o uso dos AVA. Nesse artigo, quando se fala de mediação e de interação é em uma perspectiva histórico-cultural, compreendendo que esses conceitos se configuram como elementos promotores da aprendizagem, determinando as relações e os papéis dos sujeitos nos cursos de formação on-line. Nesse sentido, esse artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado que tem como objetivo investigar os processos e procedimentos de mediação e de interação nos cursos de formação on-line da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para responder a tal objetivo, o problema que se propôs investigar é como os processos e procedimentos de mediação e de interação podem ser identificados nos cursos de formação on-line da UFMT? A abordagem utilizada foi qualitativa, com a metodologia da observação participante. Os resultados apontam que se faz necessária uma discussão sobre políticas públicas e institucionais, sobre o trabalho docente e do tutor, e, no caso da EaD, sobre o “lugar” do aluno no contexto da cultura digital e da sociedade conectada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Maieski, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Pedagogia com Ênfase em Gestão Escolar pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade Internacional de Curitiba (UNINTER). Pós Graduada em Informática na Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudo sobre as Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (LêTece). Pesquisadora participante do Projeto de Pesquisa: Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: regulação, qualidade e inovação em, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora de temas relacionados a Educação; Educação a Distância (EaD); Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); Cultura Digital; Formação de Professores; Ensino Superior e Políticas Públicas Educacionais.

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: experiências em EAD/ tecnologias, uso das tecnologias da informação e comunicação -TIC - na educação. Trabalha, atualmente, com pesquisa sobre as TDIC, com foco nos processos de interação e mediação.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Maieski, A., & Morosov Alonso, K. (2021). Educação a Distância e o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: entre o Ideal e o Possível. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO08