A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação. Um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação

Autores

  • Ceciliany Alves Feitosa Universidade Aberta de Portugal
  • Antonio Moreira Teixeira Universidade de Lisboa (U.Lisboa); Universidade Aberta de Portugal (Uab)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO07

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados obtidos na investigação realizada no programa de doutoramento em educação, pela Universidade Aberta de Portugal, no período entre 2016 a 2019, tendo como tema: A Escola Confessional – O Desafio de Preservar a Missão e o Desenvolvimento de Valores na Educação – Um Estudo na Rede Marista. Buscou-se compreender o desafio de preservar a missão e o desenvolvimento de valores no âmbito da educação confessional. O estudo foi desenvolvido em Portugal e no Brasil, em duas escolas da Rede Marista de Educação, sendo uma localizada na cidade de São Paulo e outra em Lisboa. Utilizou-se uma metodologia mista de análise de dados quantitativos e qualitativos, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas para a liderança da instituição e de inquérito por questionário aplicado ao corpo docente. Para ambos os instrumentos definiu-se como variáveis os eixos temáticos a) Confessionalidade, b) Liderança e c) Contexto. Os resultados indicam que os diversos níveis de liderança continuam bastante alinhados com a Missão e os Valores da Instituição, havendo ainda desafios e necessidade de alinhamentos entre as instâncias de gestão e o corpo docente, bem como algumas oportunidades para a consolidação da Rede em suas dimensões internacionais, com vistas ao fortalecimento da atuação global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ceciliany Alves Feitosa, Universidade Aberta de Portugal

Doutorado em Educação - Especialização em Liderança Educacional pela Universidade Aberta de Portugal (2020, Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2007), pós-graduação em Administração e Marketing pela FAAP-SP (1993), Licenciatura Plena em Letras Universidade Cidade de São Paulo (1990). Especialização em Teologia pelo Instituto de Teologia da Sé- SP. Tem experiência nas áreas de  Educação, Liderança Educacional, Literatura, Artes e Teologia, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Infantojuvenil. Atualmente é Diretora Educacional na Editora FTD S.A, Brasil.

Antonio Moreira Teixeira, Universidade de Lisboa (U.Lisboa); Universidade Aberta de Portugal (Uab)

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Mestre e Doutor em Filosofia. Atualmente é Professor da Universidade Aberta no Departamento de Educação a Distância e Vice-presidente da Rede Europeia de Distância e E-learning –EDEN e Diretor do IBSTPI – Conselho Internacional de Normas para a Instrução, o Desempenho e a Instrução. É também investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, e colabora com o Laboratório de Distância e E-learning (LEaD) da Universidade Aberta de Portugal, que concebeu e implementou inicialmente.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Alves Feitosa, C., & Teixeira, A. M. (2021). A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação. Um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO07