Cognição como atividade humana criadora em vivências de estudantes de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO06

Resumo

Neste artigo discutimos diferentes trajetórias escolares por meio de Estudos de Casos de três estudantes de uma turma de Psicologia da Educação, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais e seus familiares. As estudantes e seus familiares relataram vivências (perejivânia) tensas e dolorosas nessas trajetórias. Tais vivências nos impulsionaram a perguntar: Como pensar a cognição como uma atividade humana criadora? Como relacionar a cognição com as práticas sociais em que ela é gestada? No contexto das salas de aulas daquela universidade, os letramentos acadêmicos foram ressaltados nos discursos das estudantes e pudemos conhecer a força do afeto constituindo e sendo constituído pela cognição social situada, pela força das culturas e das linguagens em uso. Argumentamos que esses conceitos estão intimamente relacionados nas vivências relatadas, em alguns momentos um ou outro se torna mais saliente, porém estão sempre em diálogo, constituindo as pessoas. O diálogo entre teoria e empiria levou-nos à compreensão da indissociabilidade entre afeto, cognição, culturas e linguagens e, consequentemente, à proposição de uma síntese: a unidade de análise [afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso] — ACCL — com base na Psicologia Histórico-cultural, que defende a unidade afeto/cognição, e na Etnografia em Educação, que argumenta que culturas e linguagens em uso são inseparáveis. A unidade ACCL permitiu-nos olhar para as pessoas, humanizando suas trajetórias escolares, bem como possibilitou-nos não as estigmatizar ou rotulá-las como deficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Cardoso Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da UFMG;

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula- GEPSA;

Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq.

Vanessa Ferraz Almeida Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Grupo de Estudos Linguagem, Cultura e Educação Infantil (EnLaCEI). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA), ambos os grupos da UFMG.

Luciana Prazeres Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Aposentada do Centro Pedagógico da UFMG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula (GEPSA).

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Cardoso Gomes, M. de F., Ferraz Almeida Neves, V., & Prazeres Silva, L. (2021). Cognição como atividade humana criadora em vivências de estudantes de pedagogia. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO06