A formação de professoras na Escola Normal Nossa Senhora da Piedade (1919 a 1925)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS08

Resumo

No ano de 1919 foi solicitado ao governador da Bahia autorização para o
funcionamento da Escola Normal Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Ilhéus, região sul da Bahia. A investigação das contribuições dessa instituição é significativa pois se trata de um período no qual, a duras penas, se investia no processo de interiorização de instituições que oferecessem mão-de-obra suficiente para a propagação do ensino primário. Esse fato se observava não apenas no estado da Bahia, como em todo o Brasil. Neste artigo, interroga-se, especificamente, a respeito dos saberes ofertados na escola normal da instituição, de inspiração francesa. Os resultados apresentados abrangem um marco temporal de 1919 a 1925, considerando como início o ano em que foi concedida a autorização para o funcionamento dessa instituição escolar, e a data final corresponde ao limite de registros de reportagens localizadas no Jornal Correio de Ilhéos — entre os anos de 1920 a 1925. A partir de uma aproximação teórica com autores da História Cultural e com autores que discutem a organização dos saberes de formação foi possível destacar elementos da cultura escolar, da organização e do currículo dessa instituição, a qual ofertava disciplinas de cunho pedagógico, ao longo de toda a formação. Tal constatação ganha destaque, em tempos da predominância de disciplinas de cultura geral, “científicas”, nos currículos das escolas normais do Brasil, relegando as disciplinas pedagógicas ao último ano da formação. As disciplinas “científicas”, entretanto, continuavam a ter primazia no currículo a saber: Mathemáticas, Português, História, Geografia etc. Disciplinas como Pedagogia e Metodologia, compondo o conjunto de saberes profissionais, têm seu lugar no currículo da instituição, permitindo concluir quanto à existência de duas naturezas distintas, em termos de formação de professores, uma de cultura geral e outra de formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Raíssa Iane Santana da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Pós-doutora no Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - atual), campus Ilhéus - BA.Doutora em Educação e Saúde (UNIFESP - 2017); doutorado sanduíche Université Paris Sud - Paris XI (2014 - 2015), pelo projeto de cooperação internacional entre as agências CAPES e COFECUB; mestre em Ciências: educação e saúde na infância e na adolescência (UNIFESP - 2013); Pedagoga (Faculdade Social da Bahia - 2010). Professora colabora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM - UESC). Componente do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT) e Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMDIC). Possui experiência na organização de atividades de Formação continuada para professores, no trabalho com Escolas populares, Educação Infantil e ações de formação para adolescentes e jovens. Experiência na docência no ensino superior, no Curso de Pedagogia da Universidade de Guarulhos (UNG), nas disciplinas de Introdução à Pedagogia, Metodologia do Ensino de Matemática, Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil; Didática: Organização Pedagógica, Currículos, programas e projetos pedagógicos; Práticas de Ensino: aspectos sócio, cultural e político na formação do gestor educacional.

Larissa Pinca Sarro Gomes, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-PPGECM 

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - DCET

 Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Santana da Silva, M. R. I., & Pinca Sarro Gomes, L. (2020). A formação de professoras na Escola Normal Nossa Senhora da Piedade (1919 a 1925). Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS08