As especialidades convenientes à educação de mulheres no Brasil (séculos XIX e XX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS01

Resumo

Com o propósito de refletir sobre os ofícios convenientes à educação de mulheres e sobre os fundamentos sociais e pedagógicos dessa educação, analisam-se dez artigos, publicados na Revista Educação em Questão (1987-2019), referentes à proposta deste estudo e circunscritos aos séculos XIX e XX no Brasil. A abordagem foi pautada pela orientação metodológica de Charlot (2006) quanto às dimensões indissociáveis da formação humana, da autoformação, da socialização e das singularidades na realidade do processo educacional, particularmente no domínio da história da educação de mulheres. Os artigos e a entrevista analisados revelam que, sem dúvida, as professoras eram as especialistas nos ofícios de ensinar e de educar diversificadamente. Nessa direção pedagógica, as dimensões indissociáveis da formação humana, da autoformação, da socialização e das singularidades da educação de mulheres, simultaneamente, reforçavam-se nas inequívocas especializações femininas circunscritas nos ofícios da realidade do processo educacional e das modalidades escolares, educação doméstica, colegial, coletiva de natureza pública, aulas particulares e pesquisas educacionais, tencionadas pela organicidade da divisão do trabalho e, igualmente, pelos fins determinantes das relações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Maria de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com pósdoutorado em História das Ideias Contemporâneas pelo Instituto de Estudos Avançados
da Universidade de São Paulo (2002). É doutora em  Fundamentos da Educação e Didática (USP, 1995), mestra em Planejamento (UFRGS, 1986) e graduada em Pedagogia (UFRN, 1979). É orientadora de trabalhos de Iniciação Científica Mestrado, e Doutorado e Pós-Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Editora responsável pela Revista Educação em Questão. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Histórico-Educacionais (UFRN-CNPq), integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação (Auto)Biografia e Representações (GRIFARUFRN- CNPq) e líder do Grupo Pesquisa Educação de Mulheres no Brasil – séculos XIX e XX. Publica trabalhos resultantes de pesquisas científicas que analisam as políticas públicas federais e estaduais de educação escolar primária e de  livros escolares, além da educação secundária e universitária e seus educadores no Rio Grande do Norte e no Brasil, séculos XIX e XX, bem como a educação de mulheres no Brasil e em Portugal.

Cristina Coimbra Vieira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade de Coimbra - Portugal

Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Membro integrado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve. Ampla experiência de docência em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, na área das metodologias quantitativas e qualitativas de investigação em ciências sociais e humanas. As suas áreas específicas de interesse situam-se nas temáticas da educação, género e cidadania, com foco nas lutas sociais e políticas das mulheres e na relação entre ciência e sociedade civil, bem como no valor emancipatório do conhecimento.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Araújo, M. M. de, & Vieira, C. C. (2020). As especialidades convenientes à educação de mulheres no Brasil (séculos XIX e XX). Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS01