A narratividade na formação continuada de professores para uma educação inclusiva

Autores

  • José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Av. Cap. Olinto Mancini, 1662 - Centro, Três Lagoas - MS, 79600-080 http://orcid.org/0000-0001-6055-1494
  • Maria Isabel Sampaio Dias Baptista Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Rodovia Professor Zeferino Vaz, Rua Bertrand Russell, 801 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-865 http://orcid.org/0000-0003-1747-1557

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS03

Resumo

A partir de um estudo bibliográfico, analisaram-se os itinerários e resultados de duas pesquisas de Doutorado, defendidas em 2018 e 2019 no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A necessidade de encontrar caminhos que possibilitam uma formação continuada de professores para uma educação inclusiva originou essas investigações. Sabe-se que a formação inicial não é suficiente para preparar os professores para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico inclusivo, uma vez que as demandas, nesse sentido, se atualizam constantemente. Assim sendo, os objetivos deste texto foram analisar as contribuições da valorização da narratividade dos professores participantes de dois processos de formação continuada, um presencial e outro à distância, e identificar quais os pontos em comum entre os dois processos que levaram os participantes a uma reflexão e reconstrução de práticas pedagógicas a fim de incluir todos os estudantes na sala de aula comum. Concluiu-se que, em ambas as teses, a valorização da subjetividade dos professores participantes e o fundamento na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI, BRASIL, 2008) foram pontos determinantes para o entendimento dos professores sobre o que é a inclusão e suas demandas. Ao narrarem as suas experiências docentes durante as duas formações investigadas, os participantes repensaram o modo como concebiam o ensino, a aprendizagem e a deficiência e entenderam que o papel de uma escola inclusiva é o de promover a plena participação de cada aluno, mas segundo a sua capacidade, sem a pretensão de que ocorra uma homogeneização da aprendizagem.

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Biografia do Autor

José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Av. Cap. Olinto Mancini, 1662 - Centro, Três Lagoas - MS, 79600-080

Doutor em educação Pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto e Presidente da Comissão Multidisciplinar Permanente de Acessibilidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas - MS. Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da UNICAMP.

Maria Isabel Sampaio Dias Baptista, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Rodovia Professor Zeferino Vaz, Rua Bertrand Russell, 801 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-865

Doutora em educação Pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da UNICAMP.

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Publicado

2021-08-26

Como Citar

de Oliveira Evangelista Lanuti, J. E., & Sampaio Dias Baptista, M. I. (2021). A narratividade na formação continuada de professores para uma educação inclusiva. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS03