Entre ser “a pessoa mais importante do lugar” e “apenas um professor”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS10

Resumo

Neste artigo, discutimos a influência do contexto sociocultural em que a escola está inserida para a percepção de valorização docente conforme a narrativa de uma professora do ensino fundamental I. As reflexões ora apresentadas desenvolveram-se durante uma pesquisa que procurou investigar a valorização docente na narrativa de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental, que atua na rede municipal da cidade de Mariana, Minas Gerais. Como procedimentos metodológicos, desenvolvemos um levantamento bibliográfico acerca da valorização docente para compreendermos como a questão tem sido discutida pela literatura da área e contemplada pela legislação. Além disso, realizamos a entrevista narrativa, cujos achados evidenciaram que a valorização docente ultrapassa a dimensão objetiva (condições de trabalho e carreira, formação e remuneração), privilegiada nos estudos do campo. A pesquisa demonstrou a importância da dimensão subjetiva para a valorização, incluindo assim, as interações humanas vivenciadas no exercício da profissão e a percepção de reconhecimento social. Nesta direção, apresentamos os fatos mais marcantes da trajetória profissional da professora pesquisada e analisamos as suas percepções acerca do exercício da docência em uma escola do campo e em uma escola da periferia da cidade de Mariana-MG, procurando compreender como o contexto sociocultural influencia a percepção de valorização docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Mestra em Educação pela UFOP e Doutoranda em Educação pela mesma instituição. Pesquisa valorização docente a partir de narrativas de professoras. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI) da UFOP. Atua como professora de educação infantil da rede municipal de Mariana, MG.

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais ( 2010) e Universidad Nacional de General Sarmiento. (2018). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Ouro Preto atuando na Graduação e Pós- Graduação. E vice Lider do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP), membro do Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente (PRODOC /FAE/UFMG), membro da Red Docente de América Latina y el Caribe (KIPUS) e Rede Latinoamericana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO) . 

Karla Cunha Pádua

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado (1989) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez doutorado sanduíche (2007) e Pós-Doutorado (2013) na área de Antropologia, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa. Pós-Doutorado em Educação, realizado junto Programa de Pós-Graduaçao em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Mariana-MG (2016/2017). É professora de Sociologia: Sociedade e Educação na Faculdade de Educação (FaE-CBH) e membro do quadro permanente de professores do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É sócia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), na categoria colaboradora.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Aparecida Fernandes Moutinho Gomes, V., Nunes, C. M. F., & Pádua, K. C. (2021). Entre ser “a pessoa mais importante do lugar” e “apenas um professor”. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS10