Corpo privado da liberdade e o esporte: perspectivas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO07

Resumo

Esse artigo objetiva analisar como os integrantes de uma instituição
socioeducativa de internação compreendem o corpo e as possibilidades
educativas da prática esportiva, nesse universo de controle corporal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque fenomenológico do tipo descritivo. A investigação teve como cenário um centro socioeducativo em regime de privação de liberdade situado em cidade localizada no Triângulo Mineiro, MG, Brasil. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista estruturada. Evidenciou, a partir dos dados, maior incidência na concepção de corpo dos adolescentes a visão dicotômica do corpo, já os agentes socioeducativos o conceberam como objeto manipulável. Em relação ao potencial educativo do esporte, os adolescentes apontaram como papel fundamental a formação humana e cidadã e os agentes socioeducativos, ratificaram o poder disciplinar do corpo. Conclui-se que os discursos dos adolescentes e dos agentes socioeducativos partem para caminhos, ora divergentes, ora convergentes, sendo indispensáveis mais estudos, pesquisas e reflexões sobre o corpo e o esporte nestas instituições privativas de liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laudeth Alves dos Reis, Centro Socioeducativo de Uberaba (CSEUR) Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Pedagoga de um Centro Socioeducativo situado no Triângulo Mineiro. Mestre em Educação/UFTM. Especialização em Psicopedagogia Institucional/UNIG. Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva/IFTM. Pesquisadora membro do NUCORPO/UFTM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento).

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Possui graduação em Educação Física, graduação em Pedagogia Habilitação em Administração e Orientação Educacional, graduação em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar, mestrado em Educação, doutorado em Educação (Psicologia Educacional) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas. Foi um dos criadores da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, exercendo aí as funções de Coordenador de Graduação e Diretor Adjunto, bem como professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado dessa Faculdade. Foi professor Titular III da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas da Educação e Educação Física, sendo Diretor de Faculdade e Coordenador de Mestrado. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e membro de comissões editoriais de revistas científicas da área da Educação Física e Desporto e da Educação. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/CNPq. Atualmente é professor do Curso de Graduação em Educação Física e do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Educação.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

dos Reis, L. A., & Moreira, W. W. (2020). Corpo privado da liberdade e o esporte: perspectivas educacionais. Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO07