A docência universitária e suas interfaces didáticas: movimentos de aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.DS07

Resumo

A docência universitária é focalizada nesse artigo a partir das relações didáticas empreendidas nas aulas. Ela é discutida com interfaces dos saberes e práticas pedagógicas, buscando conhecer os elementos presentes nesse movimento didático. Assim, este artigo buscou verificar os desafios e perspectivas presentes nas relações didáticas de docentes universitários em um curso de formação em serviço e os saberes construídos e mobilizados na prática pedagógica. A pesquisa foi realizada no ano de 2014, através das observações de aulas universitárias, com descrição em notas de campo, no curso de Licenciatura em Pedagogia, que se configurava como formação em serviço, por ser específico para professores. Com a análise dos dados produzidos, constatamos que as aulas observadas eram problematizadas e contextualizadas e traziam aspectos da realidade social dos alunos. Assim, verificamos que nessas aulas vinha sendo realizado o movimento de construção e desconstrução de conhecimentos e saberes e que o processo de ensinar-aprender vinha se dando em meio às resistências e insistências. Constatamos, ainda, que as relações didáticas abarcavam novidades pedagógicas, metodológicas, ideológicas, humanas, culturais, entre outras. Nas aulas, desafios foram revelados e perspectivas emergiram em meio à construção da formação. Dessa forma, a docência universitária é analisada e construída nas interfaces entre os saberes e práticas pedagógicas como movimentos de aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselane Duarte Ferraz, UESB

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduada em Pedagogia (UESC). Mestre em Educação (UFU) e doutora em Educação (UFPE). É membro do Grupo Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – CEPEP – UESB-Ba. Dedica-se aos estudos sobre a Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

Lúcia Gracia Ferreira, UFRB/UESB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

Carla Carolina Costa da Nova, UFRB

Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Docente efetiva da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Integrante dos grupos de pesquisa: GEPEL/UFBA. Líder do grupo de pesquisa GECINFORP/UFRB.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Ferraz, R. D., Ferreira, L. G., & Costa da Nova, C. C. (2021). A docência universitária e suas interfaces didáticas: movimentos de aprendizagens. Revista Diálogo Educacional, 21(68). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.DS07