Estilos, estratégias e técnicas de ensino na educação básica: professores em formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS03

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados referentes à identificação dos estilos, das estratégias e técnicas de ensino na educação básica utilizadas por professores em formação continuada, de duas escolas de um município do Paraná/Brasil. A metodologia de pesquisa utilizada é de caráter fenomenológico hermenêutico, em que participaram do programa de formação continuada dezesseis professores, oito do ensino fundamental e oito do ensino médio. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados o Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino e um protocolo de observação de sala de aula desenvolvido pela pesquisa “Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada”. Foi possível reconhecer o predomínio do estilo de ensino dinâmico, seguido pelos estilos analítico, sistemático e prático. Os estilos combinados dinâmico/analítico, analítico/sistemático e dinâmico/analítico/sistemático/prático apareceram uma vez cada. Também ficou evidenciada  a presença da estratégia de ensino diretiva, mediante a utilização das técnicas de aula expositiva e resolução  de exercícios; da estratégia dialógica, por meio das técnicas de ensino aula expositiva dialogada, seminário, dramatização e da estratégia de ensino laissez - faire , caracterizada pela ausência de diretividade do trabalho pedagógico. Diante dos resultados apresentados, evidencia-se a necessidade de se pensar e propor programas de formação continuada que propiciem aos professores o desenvolvimento de práticas de ensino diferenciadas, de modo a possibilitar aos educandos maior autonomia e eficácia sobre o próprio processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovani de Paula Batista, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Secretária de Estado da Educação, Coordenador pedagógico do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte.

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Educação e Ciências Humanidades, professora titular no programa Strictu Sensu em Educação.

Downloads

Publicado

2020-03-26

Como Citar

Batista, G. de P., & Portilho, E. M. L. (2020). Estilos, estratégias e técnicas de ensino na educação básica: professores em formação continuada. Revista Diálogo Educacional, 20(64). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS03