Os fios emaranhados do cultivo de si e o diálogo com a pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO05

Resumo

Tomando como ponto de partida o conceito de cultivo de si em Nietzsche, o artigo tem como objetivo analisar na obra do filósofo a dimensão do sujeito com vistas a pensar o campo da educação e possíveis desdobramentos pedagógicos. Nesse entorno, o artigo dialoga também com Foucault, considerando o conceito de cuidado de si para sugerir aproximações entre os dois autores e em alguma medida diferenciá-los da perspectiva socrática. O texto problematiza, sem desqualificar, as possibilidades de formação em espaços institucionais para destacar a importância do cultivar a si mesmo, pois tais práticas instauram, permitem pensar de outras formas temas da Educação e, para além dela, a nós mesmos, sejamos alunos ou mestres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Schneider Hardt, UFSC

Possui Graduação em História, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente na área de Filosofia e Teorias da educação. Desenvolve pesquisas especialmente a partir de Nietzsche. É líder do Grupo de pesquisa GRAFIA no qual coordena um sub: grupo: Bio-Grafia/Nietzsche. Integra ainda como colaboradora o Grupo de Pesquisa Nietzsche e a Teoria Política (GENTP). 

Downloads

Publicado

2020-03-26

Como Citar

Hardt, L. S. (2020). Os fios emaranhados do cultivo de si e o diálogo com a pedagogia. Revista Diálogo Educacional, 20(64). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO05