Narrativas tecnofóbicas na Cibercultura: representações da ciência e tecnologia a partir da série Black Mirror

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS07

Resumo

A produção audiovisual de filmes e seriados, além de ter como característica o entretenimento, também traz para o público, temas que podem pautar diversas conversas, ou meios que instigam, aprofundam e até mesmo ensinam sobre determinados assuntos. Deste modo, este texto tem como objetivo discutir como a representação da ciência e tecnologia é problematizada pelos espectadores da série Black Mirror em redes sociais digitais. Posto que, mesmo não sendo a divulgação científica o principal foco, a série pode contribuir para o debate sobre o tema a partir de questões que envolvem ciência e, principalmente, tecnologia em alguns episódios. Portanto, por meio de uma pesquisa qualitativa, com observação direta no Facebook e coleta de dados com caráter exploratório descritivo, este artigo evidencia que o debate sobre ciência e tecnologia percorre um sentido de fobia e aversão à ciência e à tecnologia, a partir da expressão das subjetividades dos fãs, no debate articulado a partir do seriado em comentários no Facebook. Com isso, conclui-se que embora problematize nossa relação com as tecnologias, o seriado Black Mirror constrói uma representação de ciência e tecnologia como vilãs das práticas sociais humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaio Eduardo Oliveira, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação (Bolsista Prosup/Capes) pelo Programa de pós-graduação em Eduação- PPED/ UNIT. Mestre em Educação (PPED). Especialização em tecnologias educacionais. Graduado em geografia. Pesquisador do Grupo de pesquisas em tecnologias da informação e Cibercultura, GETIC/CNPQ, na linha de pesquisas Educação e Comunicação.

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 e faz parte do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica do CNPq. Pós-doutorado em Educação – UERJ. Coordenadora do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação (PROMOB-FAPITEC/CAPES – UNIT/UERJ/UFSC). É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – Unit. Pesquisadora do Grupo Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA/CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq)

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Oliveira, K. E., & Porto, C. de M. (2019). Narrativas tecnofóbicas na Cibercultura: representações da ciência e tecnologia a partir da série Black Mirror. Revista Diálogo Educacional, 19(62), 1042–1060. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS07